PSD apresenta as armas para 2020

Time em campo

O PSD capixaba foi até São Paulo para receber as bênçãos do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, na articulação de nomes visando as eleições para prefeito em 2020. Vários pré-candidatos foram apresentados.

Filiação

Na ocasião, Kassab também abonou a ficha de filiação do vereador Celso Andreon, que já entra no partido na condição de pré-candidato a prefeito em Cariacica. 

Nomes

O “exército” de candidatos a prefeito pelo PSD tem ainda os vereadores Mazinho dos Anjos (Vitória), Renata Fiorio (Cachoeiro), Sergio Fonseca (Jerônimo Monteiro), Wilton Minarini (Baixo Guandu) e, claro, o presidente estadual Neucimar Fraga (Vila Velha). O presidente do diretório canela-verde, o jovem Lucas Ribeiro, também é apontado como promissor nos planos da sigla.

Nomes II

Tem ainda o ex-prefeito de Castelo, Jair Ferraço, que é o nome do PSD para as eleições antecipadas do município – lá, o atual prefeito, Luiz Carlos Piassi (MDB), e o vice, Pedro Nunes de Almeida (PSDB), foram cassados recentemente pela Justiça Eleitoral. 

Caus

Em recente coluna, demos em primeira mão a filiação do empresário e ex-secretário estadual de turismo, Nerleo Caus, ao PSD. Ex-tucano (presidiu o Instituto Teotônio Vilela no ES), Caus será o responsável pelo instituto de pesquisa do PSD. Fonte da coluna diz que o empresário é cogitado para compor chapa em Vila Velha ou para ser candidato a deputado estadual.

Viaduto Camata

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, esta semana, projeto de lei de autoria do deputado estadual Marcelo Santos, que batiza o trecho da Segunda Ponte sob competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/ES) de “Viaduto Governador Gerson Camata”. O texto depende de sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

Direitos da Mulher

A Câmara Municipal e o Lions Clube de Nova Venécia promovem nestas quinta (29) e sexta (30) o II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres. Palestras, exposição fotográfica e apresentação teatral estão na agenda, que objetiva dar luz ao problema. Segundo a vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM) – idealizadora do evento -, de janeiro a julho Nova Venécia registrou 368 ocorrências de violência contra a mulher. 

Ir e votar

O transporte de eleitores em dia de votação pode não caracterizar, por si só, crime eleitoral. É o que diz o advogado Pedro Lenno Rovetta, que atuou na defesa de um dos políticos absolvidos em recente decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. 

Ir e votar II

O TRE/ES julgou recurso sobre aliciamento de eleitores, em um caso ocorrido no município de Alegre, na região do Caparaó. O Tribunal entendeu que não foi comprovada a finalidade de “comprar” os votos em troca da oferta de transporte. Rovetta afirma que, para isso, “é preciso que sejam provados pedido expresso de voto, distribuição ou exposição dos eleitores a qualquer material de propaganda eleitoral e, ainda, o favorecimento a algum candidato”.

Café solúvel

O governador Renato Casagrande (PSB) recebeu nesta quarta (28) empresários do Paraná que pretendem abrir uma fábrica de café solúvel em Linhares, no norte do ES. Com investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, a promessa é gerar mais de 200 empregos diretos. 

Café solúvel II

O CEO do grupo, Sérgio Pereira, e os diretores da empresa, Paulo Ferro e Júlio Grassano, apresentaram os números a Casagrande, ao secretário estadual de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e também ao prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB).

Foto da coluna: Reprodução / Internet.