Recompensa e castigo

Furacão

O discurso do deputado estadual Capitão Assumção (PSL), feito no plenário da Assembleia Legislativa na última quarta (11) — no qual oferece recompensa de R$ 10 mil pela cabeça de um assassino —, virou um furacão categoria 5 longe de se dissipar no céu da política capixaba.  

Imunidade

Ancorado na imunidade parlamentar, conferida pelo artigo 53 da Constituição Federal (estendida aos deputados estaduais por decisão do STF), Assumção pôs no chão a capacidade das instituições de dar resposta à altura do problema para a criminalidade, ao reafirmar a máxima de que “bandido bom é bandido morto”.

Espelho e reações

À parte o fato, infelizmente inegável, de que sua opinião reflete parte do que pensa a opinião pública, as reações de entidades e autoridades foram todas negativas e à altura da afronta discursiva do deputado/oficial da PM. Nesta sexta (13), o vídeo do discurso que ele compartilhou nas redes sociais foi excluído e, em uma delas, Assumção teve suspenso o direito de fazer postagens pelo prazo de um mês.

Nésio e OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, se reuniu nesta sexta (13) com o secretário estadual da Saúde, Nésio Andrade, para falar sobre o pedido de informações feito pela OAB/ES à Sesa, a respeito da possibilidade de internação de crianças em contêineres, caso o Hospital Infantil tenha que ser interditado.

Nésio e a OAB II

O secretário informou que a Sesa nunca avaliou a possibilidade de internação de crianças em módulos ou contêineres. Disse que, durante reunião na Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa, na última quarta (11), levantou a hipótese de instalar a parte administrativa do hospital em módulos/contêineres. 

Hospital

O Hospital Infantil padece de uma série de problemas na estrutura física, como infiltrações, teve curtos circuitos que originaram três princípios de incêndio, causando apreensão aos usuários, familiares e trabalhadores. 

Conselheiro

A convite do governador de Minas Gerais (NOVO), o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) é o mais novo integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Minas Gerais.

Imagem da coluna: Reprodução / TV Assembleia.

Um comentário em “Recompensa e castigo”

Comentários estão fechados.