Novo PGR já entra no cargo em saia justa

Aprovação

A aprovação do subprocurador Augusto Aras, nesta quarta (24), para o cargo de procurador-geral da República, foi incontestável. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ele obteve 23 dos 26 votos; e, na votação final em plenário, dos 81 senadores, 68 o aprovaram – Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, que desconsiderou a lista tríplice do MPF.

Saia justa

Mesmo com boa margem nas votações, Augusto Aras acabou em uma saia justa com o senador capixaba Fabiano Contarato (REDE), em meio à sabatina na CCJ. Contarato criticou o texto  da carta da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Ajures), na qual a entidade garante apoio à candidatura de Aras em troca da defesa de temas conservadores.

Texto

O texto da carta diz que Aras deve apoiar a definição de família como sendo heterossexual e monogâmica, e fala ainda em tratamento de reversão sexual (cura gay) para quem assim o desejar. Contarato, assumidamente homossexual, perguntou na lata: “Eu sou um doente?”

Resposta

Aras disse que assinou a carta de apoio sem ter lido na íntegra, que não tem preconceito de gênero, não acredita em cura gay e que a discussão sobre família está superada pelo STF – que recentemente criminalizou a homofobia e entendeu família como união de pessoas, independentemente de gênero.

Dia do Rádio

O vice-presidente da Rede Vitória, Fernando Machado, esteve em São Paulo nesta quarta (27), no evento em homenagem ao Dia Nacional do Rádio – comemorado no dia 25 de setembro – promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert).

Representação

Fernando Machado preside a Associação das Empresas de Rádio e TV do Espírito Santo (Aertes). Na ocasião, ele esteve com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, na companhia de representantes do setor de comunicação do país. 

Pautas

Em debate, reformas eleitoral e tributária, criação de uma Frente Parlamentar da Radiodifusão, e o uso gratuito da frequência FM nos celulares – a ideia é que já saiam de fábrica com chip para sintonia, sem que o usuário consuma o pacote de dados.

Sérgio Moro e Fernando Machado no evento da Abert, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Foto: Divulgação.

Canabidiol

A Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para debater o uso medicinal do canabidiol, substância contida na maconha. A iniciativa é do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT/ES) – que é médico. 

Canabidiol II

O Conselho Federal de Medicina decidiu autorizar neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de Canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia, quando os tratamentos convencionais não surtem efeito. O produto não é fabricado no Brasil e a importação só pode ser feita com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Seminário

O governador Renato Casagrande (PSB) é o anfitrião do seminário “Perspectivas do Socialismo Contemporâneo”, que acontece na próxima sexta (27), em Nova Almeida, na Serra. O cônsul-geral da China no Brasil, Li Yang, será um dos palestrantes. O evento é da Fundação João Mangabeira, entidade de formação política do PSB.

Debate

Um dos debates – que vai encerrar o seminário – aborda o tema: “Perplexidade e atitude: e agora, Brasil?”. Será desenvolvido por Casagrande, pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e pelo ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. 

Outros nomes

Entre os participantes do seminário do PSB também estão também o ex-governador de São Paulo, Márcio França, e o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli Netto.

Foto da coluna: Waldemir Barreto/Agência Senado.