Projeto dá acesso gratuito à rádio FM no celular

Câmara dos DeputadosFoto Luiz AlvesData 07-08-09

Democratização
A Câmara dos Deputados discute um projeto que libera a captação de emissoras de rádio FM, visando democratizar a comunicação. Veículo de massa que sobreviveu – e se reinventou – à concorrência da TV e, mais recentemente, da internet, o rádio segue popular mundo afora. No entanto, nem todos os aparelhos fabricados no Brasil dão acesso ao rádio por transmissão FM gratuita.

Chip FM
O Projeto de Lei 8.438/17 obriga a inserção e habilitação do chip FM em todos os celulares fabricados e montados no Brasil, o que permitirá sintonizar gratuitamente, no aparelho, o sinal FM da antena da própria rádio. Hoje, o sinal do rádio no celular vem da internet, e o usuário paga por isso, já que utiliza o pacote de dados contratado da operadora.

Projeto
Nesta quarta (2), o projeto do Chip FM foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, mais um passo importante para a aprovação dele em plenário.

Relator
O relator do projeto de lei é o deputado federal Amaro Neto (REPUBLICANOS/ES), que é jornalista. Segundo Amaro, 97% dos aparelhos já vem com o chip de fábrica. Portanto, basta regulamentar o serviço para que ele esteja disponível em todos aparelhos no Brasil.

Sherlock
O deputado estadual Capitão Assumção (PSL) tem se revelado um polemista. Depois de bater de frente com a juíza que o condenou no episódio da Greve da PM de 2017, e de se tornar alvo de processo na Corregedoria da Assembleia Legislativa pelo discurso de incitação ao crime feito em plenário, o parlamentar veio a público nesta quarta (2) dizer que descobriu quem é o assassino da estudante Isabela Cassani.

O deputado federal Amaro Neto (REPUBLICANOS/ES) defende a gratuidade do sinal FM no telefone celular. (foto: divulgação/Câmara).

Disque denúncia?
Em nota à imprensa, Assumção afirma receber várias denúncias por parte da população, e, em uma delas, teria obtido informações que o levaram à identidade do assassino de Isabela. Ele promete revelar o nome na sessão ordinária da próxima segunda (7).

É ou não é?
Mas, na mesma nota, o “deputado sherlock” também diz que “colherá mais informações e provas para que não restem dúvidas sobre a identidade do criminoso”.

O caso
Isabela Cassani foi violentada e morta quando tinha 15 anos de idade. Ela saiu de casa para visitar uma amigo, no dia 25 de outubro de 1999, e, um dia depois, o corpo apareceu boiando na Baía de Vitória.

Do Val
Internado desde a última terça (1), após sentir uma forte dor no peito, o senador Marcos Do Val (PODE/ES) segue internado para “observação clínica”. Nesta quarta (2), ele realizou novos exames. O diagnóstico inicial é de isquemia e alteração no tamanho do coração, por causa de estresse. O médico que o atende, Jorge Gadioli, informou que o senador encontra-se “clinicamente estável”, mas só deve receber alta nos próximos dias.

Foto da coluna: Folha Vitória.