Ideologia de gênero reativa briga Esquerda X Direita no ES

Foi pra gaveta

A polêmica em torno da criação de uma lei proibindo professores de abordar temas sobre sexualidade não está suspensa na Assembleia Legislativa, apesar do arquivamento do projeto de lei do deputado Vandinho Leite. 

Reação

O projeto que pretendia impedir a discussão sobre sexualidade em sala de aula na rede pública estadual foi arquivado nesta quarta (16), por votação apertada: 13 a 11. Isso, depois de movimentação da deputada Iriny Lopes (PT), em que representantes do Sindicato dos Professores do ES (Sindiupes) e de entidades ligadas às causas LGBT impediram a votação na terça (15), quando havia grande chance de aprovação.

Hibernando

A ideia, no entanto, não está morta. Reação de deputados de direita, como o polêmico Capitão Assumção (PSL), por exemplo, mostra que o tema ainda vai dar o que falar na Assembleia. Ele diz que vai promover manifestações nas escolas da rede estadual.

Novo projeto

E já tem um novo projeto no forno, do próprio Vandinho Leite. À coluna, o deputado disse que, desta vez, vai buscar assinaturas para protocolar a matéria como sendo de iniciativa popular.

O que diz a Sedu

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) afirmou, por meio de nota, que o currículo capixaba, disponibilizado no site da secretaria, não contém o termo ideologia de gênero. A Sedu ressalta ainda que tem conversado com diversas lideranças religiosas e que está aberta ao diálogo com os que se preocupam com o tema.

Improbidade

Condenado em 2ª instância à multa de R$ 50 mil, por ter usado servidor terceirizado da PMV na residência dele, o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, obteve, porém, o direito de permanecer no cargo de presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Ficha Limpa

O advogado dele, Henrique Herkenhoff, diz que vai recorrer da nova condenação ao STJ. Mas, antes, vai entrar com embargo de declaração no TJES, a fim de deixar claro que Luiz Paulo não será considerado inelegível, apesar da condenação. 

Ação entre amigos

A senadora Rose de Freitas (PODEMOS/ES) fez proposta ao governador Renato Casagrande (PSB) para que o Governo do Estado complemente as emendas individuais da bancada federal destinadas à área da Saúde no Espírito Santo.

Conta gotas

A ideia de Rose é que, para cada R$ 1 da União que vem por meio de emenda, a Secretaria Estadual de Saúde entre com igual valor, dobrando o investimento. Segundo Rose, Casagrande teria se comprometido a atender o pleito. Procurada para confirmar o acordo, a Sesa não deu retorno até a publicação da coluna. 

Agro

Na próxima quinta (17), o deputado estadual Marcos Garcia vai realizar uma sessão solene na Assembleia, em homenagem ao Dia da Agricultura. Entre pessoas e entidades, serão 30 homenageados do meio rural ou ligados a ele.

No estaleiro

Depois do susto e da internação às pressas, o senador Marcos Do Val (CIDADANIA/ES) foi a São Paulo, a fim de realizar exames mais precisos, que indiquem a causa do problema no coração. Segue internado e, nesta quarta (16), passou por mais um exame, este, de ressonância magnética. 

Na torcida

A coluna segue na torcida para que Do Val não apenas descubra a causa do problema cardíaco, como também tenha breve e pleno restabelecimento da saúde.

Foto da coluna: Fernanda Batista/TV Vitória.

Um comentário em “Ideologia de gênero reativa briga Esquerda X Direita no ES”

  1. Desculpa a crítica, mas acho que a matéria ficou mau divulgada, pois o assunto é sobre o projeto de ideologia de gênero nas escolas e do meio da matéria em diante aborda outros assuntos relativo a política. Ficou meio sem noção essa redação.

Comentários estão fechados.