Jackeline Rocha preside o PT no ES

Congresso do PT: partido já tem uma secretaria e 4 subs

Congresso

No último final de semana, aconteceu o 7º Congresso Estadual do PT/ES. Com a participação de 250 delegados, o partido definiu a presidência do diretório estadual da sigla. Quem venceu a eleição interna foi a ex-candidata a governadora – e aliada de João Coser -, Jackeline Rocha, que teve 126 votos. 

Acirrada

Foi uma disputa acirrada. Em 2º lugar ficou a chapa do deputado federal Helder Salomão, que obteve 123 votos. Um terceiro candidato, Eduardo Paiva, acabou não tendo nenhum voto – ele registrou candidatura avulsa e acabou nem comparecendo ao congresso.

Chapas

Além da presidência, teve eleição para a composição da executiva estadual. A disputa Coser-Helder se repetiu e, mais uma vez, por diferença mínima venceu a chapa mais próxima de Jackeline. 

Chapas II

Foi eleita a Unidade na Luta – Lula Livre sem Medo de Ser Feliz, que teve 125 votos. Esta chapa aglutinou delegados das correntes internas CNB, AS e do vereador de Cariacica, André Lopes. Os delegados apoiadores de Helder Salomão tiveram 124 votos, com a chapa Pra Voltar a Sonhar.

Prévia?

E a bem mais modesta eleição da Associação de Moradores do bairro Itapuã, em Vila Velha, agitou a política canela-verde neste final de semana. É que o eleito, Toninho Soares, bateu o candidato apoiado pelo prefeito Max Filho (PSDB). Toninho obteve 305 votos, contra 296 do 2º colocado, Dudu Boião – lotado na Secretaria de Governo da PMVV. 

Pela beirada

Toninho não tinha o apoio de lideranças de expressão do bairro, mas fontes da coluna ligadas ao presidente do PSD no ES, Neucimar Fraga, e ao deputado estadual Hudson Leal (REPUBLICANOS) confirmam haver “certa proximidade” com eles.

Sem transparência

Falando em Assembleia, na segunda (21) os deputados arquivaram projeto que pretendia dar publicidade aos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado. A PEC, apresentada pelos deputados Sergio Majeski (PSB) e Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), foi apoiada por apenas nove deputados e recebeu votos contrários de outros nove. Para ser aprovada, uma PEC depende do apoio de pelo menos 18 parlamentares (3/5 do Plenário).

Na estrada

Cada vez mais pré-candidato a prefeito de Vitória, o vereador Mazinho dos Anjos (PSD) está nesta segunda (21) em São Paulo, no evento “Cidades do Futuro”, do movimento Livres, na condição de palestrante. Além do presidente do Livres, Paulo Gontijo, o evento traz o pesquisador Vladimir Maciel e políticos ligados ao grupo suprapartidário. Mazinho também foi tomar um “banho de consultoria” com a direção nacional do PSD.

Mulher

Nesta terça (22), a procuradora da mulher na Assembleia Legislativa, deputada Janete de Sá (PMN), reúne representantes de conselhos, Ministério Público, Justiça, Defensoria e OAB para discutir as políticas públicas para mulheres nas peças orçamentárias do Governo do Estado (PPA e LOA).

Foto da coluna: divulgação.