Partido aciona STF contra PEC que antecipa eleição da Mesa Diretora  

Sede do Poder Legislativo

Duas ações na Justiça Estadual, uma na Federal e agora STF. Na tarde desta segunda-feira (09) a executiva nacional do partido Cidadania protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a PEC que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Ales.  

Renúncia 

Falando na Assembleia, a Casa oficializou a renúncia da Mesa Diretora eleita no último dia 27, com publicação no Diário do Poder Legislativo. A publicação ainda definiu regras para a eleição, como definição de data e horário pelo presidente da Casa e um intervalo de três sessões ordinárias entre a comunicação e a data do pleito.  

Saldanha 

Renato Casagrande anunciou que a antiga sede do Saldanha da Gama será ocupada ela Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo).  

Reajuste 

Os Projetos de Lei de reajuste nos salários dos servidores estaduais foram aprovados por unanimidade, na Ales. Mas, a matéria para aumentar os salários do governador, da vice e dos secretários estaduais, não. Votaram contra os PL’s os deputados Carlos Von (Avante), Sérgio Majeski (PSB), Vandinho Leite (PSDB) e Capital Assumção (PSL).  

Protesto 

Na galeria, policiais civis, militares e profissionais dos bombeiros protestaram contra o reajuste. Eles defendem a atualização salarial dos servidores. Na semana passada, a Frente Unificada de Valorização Salarial levou a reivindicação à OAB-ES. O presidente da Ordem capixaba, José Calor Rizk Filho, prometeu analisar o caso.

Conferência clima  

O senador Fabiano Contarato (Rede) está em Madri para a Conferência do Clima da ONU (COP-25). Em reunião para discutir questões sobre a Amazônia, o parlamentar disparou: “Nós temos que deixar claro que nós reprovamos, com veemência, o processo de desmonte socioambiental em curso  no país”. A defesa foi em resposta ao comentário do vice-governador do Mato Grosso, Otaviano Pivetta, que disseque “a Amazônia não serve pra nada”.