Helder sai de campo e anuncia Célia Tavares

O deputado federal Helder Salomão (PT) finalmente se manifestou sobre as eleições. Fez jus ao tempo de silêncio e não economizou nas palavras. Em dez parágrafos, o petista anunciou a companheira de partido, Célia Tavares, como pré-candidata em Cariacica, reforçou que vai participar ativamente do processo eleitoral e lembrou suas passagens à frente da prefeitura.

Mas…

Só não deixou claro o porquê de passar a vez em 2020. Por outro lado, reforçou o quanto está empenhado na função que exerce no Congresso e empolgado com o reconhecimento. “Em 2019, assumi posição de destaque na Câmara dos Deputados, na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Neste ano fui indicado para o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)”, destacou. Há quem diga que, nas entrelinhas, a mensagem do deputado foi bem clara: Por que sair agora se estou tão bem em Brasília?

Animação

Mesmo há oito anos longe da Prefeitura de Cariacica, que administrou por dois mandatos consecutivos, é inegável que a saída do deputado federal do páreo causa um frisson nos pré-candidatos dos demais partidos. Helder era considerado um nome forte e prometia dar trabalho para os adversários.

Caminho

Enquanto uns saem da briga, outros seguem firmes na busca por apoio, mesmo sem fazer tanto barulho.  É o caso de Sandro Locutor (Pros). Ele acredita que, dos atuais  20 pré-candidatos para a Prefeitura de Cariacica, apenas seis devem mesmo brigar pelo comando do Executivo municipal.

Sessão extraordinária

Após convocação pelo presidente da Câmara, Jocelino Monti Cole, os vereadores de Rio Novo do Sul participaram de sessão extraordinária na noite dessa quinta-feira. Das quatro matérias em discussão, duas foram aprovadas: a que autoriza o prefeito a destinar recursos à Pestalozzi do município e a que prevê destinação de recursos para a Associação Escola Família Agrícola Rionovense.

Comissões

O projeto de lei que institui o Código Municipal do Meio Ambiente da cidade e a mensagem de veto do prefeito ao projeto de lei que concede abono de R$ 2 mil para os servidores da Câmara foram encaminhados para a análise das Comissões.

Urgência?

Será que, com tanta destruição pelos estragos causados pelas chuvas no município, não daria para esperar a volta dos trabalhos na data correta, em 15 de fevereiro?

Transplante

O deputado estadual Danilo Bahiense sugeriu ao governo que servidores da Secretaria de Estado da Saúde busquem com o Departamento Médico Legal e o Serviço Médico Legal potenciais doares de córnea. De acordo com dados da Sesa, mais de 280 capixabas esperam por um transplante. “No ano passado, foram feitos atendimentos em 7.600 corpos no DML, nos SMLs e nos Serviços de Verificação de Óbito (SVO), que poderiam ajudar a resultar em captação do material e novas cirurgias”, disse Bahiense.

Aliança pelo Brasil

Segundo o ex-presidente do PSL no Estado, Carlos Manato, já são 5.700 assinaturas para a criação do novo partido de Bolsonaro aqui no Espírito Santo. A meta, segundo ele, é conseguir 10 mil até o dia 29 de fevereiro.

Doações

O senador Luiz Pastore, que está no lugar de Rose de Freitas, doou 570 colchões para as cidade afetadas pelas chuvas, na última quinta-feira (30). As últimas atualizações dão conta que mais de 15.300 capixabas seguem desalojados ou desabrigados no Estado por conta das chuvas.