Nova redução dos combustíveis…bom pra quem?

A Petrobras anunciou nova redução nos preços médios dos combustíveis vendidos nas refinarias. A gasolina ficará 8% mais barata e o diesel 6%. As cotações do petróleo no mercado internacional estão em queda com o avanço da covid-19 e a desaceleração da economia global. As sucessivas quedas nos preços são o sonho de qualquer motorista. Mas, em tempos de quarentena, tanque cheio pra quê?

Governo

Se a situação dos preços é de “tanto faz” pra muitos motoristas que têm deixado os carros na garagem, para os Estados pode ser comparada a um veículo desgovernado ladeira abaixo. Isso porque todos são muito dependentes das receitas do ICMS que incide sobre os combustíveis. Sem contar as perdas com os royalties do petróleo. Segundo a ANP, só em fevereiro o Estado recebeu mais de 51 milhões em royalties e mais de 260 milhões de participação especial (referente ao 4º trimestre de 2019).

Projeção

A estimativa da ANP era que o Estado recebesse em 2020 mais de 400 milhões em royalties e quase 830 milhões de participação especial. Um cenário difícil de se concretizar.

Projeto de socorro

Apesar de ter passado pela Câmara dos deputados, o governo federal já mandou o recado que não deve aprovar o projeto. Está difícil engolir os  80 bilhões para compensar a perda de arrecadação dos estados e municípios. Segundo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o governo ofereceu 22 bilhões, o que pode complicar e muito o caixa e a vida dos entes federativos. “Se o governo federal não socorrer os estados, muitos irão quebrar”, opinou Casagrande durante coletiva de imprensa, nessa terça-feira.

Bancada dividida

Sobre o projeto de socorro, dos 10 deputados da bancada capixaba, 8 votaram a favor. Soraya Manato e Evair de Melo votaram contra.

Denúncia
O senador Marcos do Val (Podemos) afirmou que vai fazer uma denúncia no Ministério Público Federal contra supostos abusos nos preços dos respiradores. “Estavam sendo vendidos em média por 14 mil reais. Agora estão sendo vendidos por quase 200 mil. É muito revoltante”, disse o senador.

Iluminação Pública

Moradores de Vila Velha que residem em ruas sem iluminação pública ou onde o serviço é prestado de forma precária ficarão isentos de pagar taxa de iluminação pública. O projeto do vereador Arnaldinho Borgo (Podemos) deve ser promulgado pela Câmara, após a derrubada do veto da prefeitura.

Guaçuí

Durante sessão na Câmara Municipal de Guaçuí o vereador Wanderley de Moraes Faria (PMN) acusou a prefeita do município Vera Costa de cometer crime de responsabilidade. Segundo o parlamentar a chefe do executivo municipal não pagou uma emenda impositiva do vereador destinada a Apae, no ano passado.