MP pede afastamento de vereadores de Colatina

O Ministério Público Estadual pediu o afastamento de quatro vereadores da Câmara Municipal de Colatina: Eliésio Bolzani (PP), que é presidente da Câmara; Renann Bragatto (PSB); Wanderson Ferreira da Silva (SD); e José Luiz Muniz Araújo (SD). Eles são acusados de improbidade administrativa, pelos crimes de rachid e enriquecimento ilícito. Procurados, todos os vereadores responderam que a situação está sendo analisada por advogados.

Sindipetro

O Sindicato dos Petroleiros do Estado cobrou da Petrobras medidas urgentes de prevenção contra o novo coronavírus nas áreas operacionais. “As unidades continuam com todos os trabalhadores próprios e terceirizados sendo transportados em ônibus lotados, sem orientação e sem álcool em gel para higienização. A solução seria manter apenas uma equipe reduzida para a continuidade operacional”, defendeu o sindicato. Segundo a Anvisa repassou ao Ministério Público do Trabalho, de um total de 77 trabalhadores, 61 testaram positivo para covid-19 em uma plataforma localizada no litoral de Marataízes.

Carnaval x Covid

A Leisge e Lieses não gostaram nada da comparação que o vereador Davi Esmael fez entre o valor gasto pela prefeitura para combater o novo coronavírus e o valor investido no Carnaval de Vitória. Segundo o parlamentar “desde o dia 13 de março foi investido R$ 2,2 milhões em máscaras cirúrgicas, óculos de proteção e outros equipamentos para o combate à covid-19. (…) o valor gasto na organização da folia foi também de R$ 2,2 milhões”. Ainda completou: “a festa privada de três dias custou quase o mesmo valor utilizado em mais de 30 dias na luta contra o vírus”.

Resposta

As duas ligas que representam as escolas de samba da Grande Vitória pontuaram que “o Carnaval de Vitória não se resume aos três dias de desfiles apresentados na avenida, pelo contrário, é resultado de um planejamento e trabalho que é realizado ao longo de todo o ano nas comunidade. Ainda destacaram que as escolas de samba estão trabalhando na confecção de máscaras para serem distribuídas nas comunidades e para os profissionais de saúde.

Resposta II

O vereador Davi Esmael reforçou que não fez críticas ao trabalho social feito pelas escolas de samba, e que a contestação é sobre o uso de dinheiro público numa festa privada. “O argumento de que o Carnaval movimenta a economia, gera emprego e renda é apenas mais um reforço da tese que tenho defendido de que a festa seja custeada com recursos das empresas envolvidas. Se o Carnaval gera lucros, empresas se interessarão em investir”, defendeu.

Comércio

Segundo Casagrande, não vai haver mudanças no comércio da Grande Vitória e  de Alfredo Chaves até o próximo domingo, já que são regiões consideradas de alto risco de contaminação. Algumas regras de flexibilização no comércio serão aplicadas nos demais municípios com médio e baixo risco de contaminação.

Professores DTs

Apoiador das pautas dos profissionais da educação, o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou indicação para que o governo do Estado mantenha vigente o contrato de designação temporária dos profissionais da educação da rede pública estadual de ensino durante a pandemia. “A instabilidade de trabalho vivida por essas pessoas já é rotina, mas tende a aumentar nesse período de calamidade pela crise do coronavírus”, avaliou.