A interiorização da covid no Estado

Todos os municípios do Espírito Santo apresentam casos de covid. A interiorização da doença já era esperada, e preocupa diante a falta de estrutura de muitas regiões, que acabam dependendo de municípios vizinhos para atendimento hospitalar. Um dos casos que chama atenção é o do município de Divino de São Lourenço, que a partir deste domingo entra na lista de cidades com alto risco de contaminação.

Cenário

Dos 78 municípios, Divino de São Lourenço ocupa a 36ª posição no Estado em número de infectados, com 63 pessoas. Por outro lado, de acordo com o IBGE, a população estimada é de cerca de 4.300 pessoas. Ou seja, 1 infectado a cada 68 moradores. Para se ter uma ideia, a região está na frente de Castelo, que tem uma população estimada de 37.534 moradores e 60 infectados, o que dá 1 infectado a cada 625 pessoas.

Providências

Moradores da região têm reclamado da falta de atuação da prefeitura diante o rápido e preocupante aumento no número de casos. Eles montaram um grupo chamado “Juntos Somos Um”, que em parceria com a Associação de Moradores, tem feito ações de conscientização na região. “A prefeitura faz vigilância na guarita que sobe para as cachoeiras sexta, sábado e domingo. Nos outros dias os moradores que tomam frente. Não há impedimento de ir e vir. A ideia é conscientizar turistas e moradores de que o necessário é ficar em casa”, disse um morador que preferiu não se identificar”.

Silêncio

A coluna tentou contato com o prefeito Eleardo Brasil durante a semana e nesse sábado, mas ele não atendeu às ligações. E pelo visto, o silêncio tem feito parte da rotina da prefeitura. “Há um mês estamos tentando marcar uma reunião com o prefeito para mantermos o diálogo, mas não conseguimos”, acrescentou o morador.

Testes

Segundo o governador, o Lacen já processou todos os testes que estavam na fila de espera e deve voltar a divulgar o resultado em até 48 horas. Uma notícia boa em meio a tantos números negativos.

3 décadas

O ministro Marco Aurélio Mello celebrou, nesse sábado, 30 anos de atuação no STF. “A cada dia mantenho o entusiasmo do meu primeiro dia de juiz”. Ele chegou ao Supremo em 13 de junho de 1990, por indicação do presidente Fernando Collor de Mello, e foi o primeiro integrante da Justiça do Trabalho a atuar no Supremo.

Falando na Suprema Corte 

Os ministros decidiram pela inconstitucionalidade do pagamento de aposentados e pensionistas da área da educação utilizando parte do orçamento obrigatório para investimento no setor, que é de 25%. A decisão foi para o Estado de Alagoas. Acontece que a prática é realizada no Espírito Santo desde 2011 e foi denunciada pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB) à Procuradoria Geral da República. A ação direta de inconstitucionalidade
tramita desde 2017 no Supremo e ainda não foi julgada pela ministra Rosa Weber, relatora do processo.