Governo dribla projeções de colapso

Ainda assim, o jogo continua, e com ele, todas as estratégias essenciais para seguir com o placar à frente do inimigo. “Estamos na frente, mas a doença está no nosso calcanhar”, com costuma dizer o governador. Em pronunciamento no final da tarde dessa sexta-feira, Casagrande falou sobre a estabilização da demanda de leitos de UTI exclusivos para tratamento do novo coronavírus no Estado. Ele lembrou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid chegou a alcançar 88%. “Houve pressão para a construção de hospitais de campanha. Nossa estratégia foi estruturar os hospitais públicos e filantrópicos para que fique como um legado para a saúde pública do Espírito Santo”.

O bom filho..

 A deputada Lauriete formalizou o retorno ao PSC, nessa sexta-feira, na presença do presidente nacional da sigla, pastor Everaldo Pereira. A deputada estava sem partido desde que deixou o PL, presidido no Estado pelo ex-marido Magno Malta. “Tenho certeza que o meu retorno ao PSC não é por acaso. Agradeço a todos os partidos que abriram as portas, mas a decisão foi tomada e estou feliz”, disse Lauriete.

Passaporte

Abraham Weintraub deixou o Ministério da Educação com passaporte carimbado para assumir um cargo na diretoria no Banco Mundial. Mas, é  melhor que ele espere um pouquinho antes de fazer as malas. O senador Fabiano Contarato (Rede) protocolou pedido de apreensão do passaporte do ex-ministro, no âmbito do inquérito do STF que investiga fake news. O parlamentar pede que Weintraub fique proibido de sair do País por ser investigado no inquérito.

Sem contar que

Economistas, empresários e intelectuais estão assinando uma carta endereçada ao banco e também aos embaixadores dos oito países que irão decidir se aceitam Weintraub à frente do cargo. “Enviamos esta carta para desaconselhar fortemente a indicação do Sr. Weintraub para este importante cargo e informá-lo sobre os possíveis danos irreparáveis que ele causaria à posição do seu país no Banco Mundial”, diz trecho do documento.

 Serviço essencial

Os parlamentares da capital aprovaram projeto que considera igrejas como atividade essencial em períodos de calamidade de saúde pública no município. De acordo com o texto, as atividades poderão ser realizadas com a limitação do número de presentes nos locais, de acordo com a gravidade da situação, com uso de máscara e álcool em gel. Para começar a valer, precisa ser sancionado pelo prefeito Luciano Rezende.

Fies

O pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, pode ser suspenso até o final do ano. O projeto foi aprovado ontem pelo Senado, e para começar a valer depende da sanção do presidente Bolsonaro. O texto prevê a suspensão dos pagamentos para os estudantes que estão em dia com as prestações do financiamento e aqueles com parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias. O Fies financia cursos de graduação para alunos de faculdades privadas.