Governo leva ao MPES desrespeito de cidades

Termo de cooperação será assinado no Palácio Anchieta

O governo estadual comunicou ao Ministério Público capixaba que os municípios de Aracruz, Castelo, Santa Teresa e Rio Bananal descumpriram medidas do governo do Estado referentes ao funcionamento dos comércios. A Procuradoria Geral do Estado reforçou que as cidades podem adotar medidas mais restritivas, mas não flexibilizar as normas do governo.  O MPES não retornou aos questionamentos da coluna.

Risco alto

Aracruz, Santa Teresa e Castelo têm risco alto de contaminação. Por isso, deveriam alternar a abertura dos estabelecimentos de acordo com o segmento. Mas, os três municípios publicaram decretos nos últimos dias autorizando o funcionamento de todo o comércio, sem o revezamento definido pelo governo estadual.

Risco alto II

Santa Teresa informou que a mudança tem contribuído para aumentar o isolamento social. “Com a abertura  do comércio  às 10 horas nossas ruas ficavam cheias de pessoas aguardando. Em dias alternados, vinham ao centro mais vezes”. Aracruz e Castelo não retornaram ao contato da coluna.

Risco moderado

Em Rio Bananal, a prefeitura flexibilizou a abertura do comércio aos sábados. Segundo decreto do dia 1° de julho os estabelecimentos podem funcionar até às 3 da tarde nos dias 4 (sábado passado) e 11.  Como o município tem risco moderado de contaminação, não poderia abrir o comercio durante o fim de semana. A prefeitura informou que vai realizar um reunião, hoje, sobre o decreto.

Volta às aulas

Tramita na Assembleia proposta para incluir na legislação do Estado que as escolas estaduais só voltarão a funcionar quando a pandemia estiver controlada no Espírito Santo. A proposta é do deputado Sergio Majeski (PSB). “A possibilidade de contaminação não ocorre só dentro da escola, mas também no percurso. Não é possível arriscar”.

Urgência 

Os deputados estaduais aprovaram, nessa terça-feira, a urgência ao projeto de lei que dispensa a apresentação, em laboratórios particulares, do pedido médico para a realização de exames sorológicos de Covid-19. A votação da proposta do deputado Bruno Lamas (PSB) poderá ocorrer nesta quarta-feira.

Recuperado

Segundo a assessoria do deputado estadual Renzo Varconcelos (PP), o parlamentar está curado da covid e seguirá em observação até o fim de semana. A volta ao trabalho na Ales deve ocorrer na próxima segunda-feira.

Já o Presidente

Foi diagnosticado com a doença nessa terça-feira. Ele recebeu mensagens de apoio do governador Casagrande e de alguns parlamentares capixabas, como Fabiano Contarato (Rede), Marco do Val (Podemos), Soraya Manato (PSL) e Evair de Melo (PP).