Deputado Xambinho quer ser a renovação para a Serra

Alexandre Xambinho (PL) é o deputado estadual mais jovem da Assembleia, com 33 anos. A trajetória política começou aos 24, quando foi eleito vereador do município. Permaneceu na Casa de leis municipal de 2013 a 2018. De lá, ganhou a projeção que buscava para ocupar uma cadeira no legislativo estadual. E por que concorrer à prefeitura da Serra agora, no meio do primeiro mandato na Ales? “Desejo governar a Serra para mostrar um trabalho diferenciado. A Serra hoje pede um novo movimento político devido aos últimos 24 anos de administração”, explicou o deputado se referindo ao rodízio entre Audifax e Vidigal.

Disputa

Xambinho aposta no discurso da renovação. Afinal, a maioria dos possíveis adversários “de peso” tem o nome consolidado na política e já são conhecidos de longa data do eleitorado. Por outro lado, tais adversários podem colocar o rótulo da inexperiência no deputado. Tudo isso faz parte do jogo eleitoral. Mas uma coisa é certa: Xambinho tem crescido rápido na política, com coragem e ambição para dar passos maiores. Os quase 10 anos de mandato no legislativo trouxeram o pré-candidato para o momento que sempre sonhou: disputar o comando da Serra.

Desafios

O caminho já não foi fácil logo no início, com a frustração de não contar com o esperado apoio de Audifax Barcelos. “Esperava, mas a gente também sabia que o prefeito poderia optar por outros nomes. Nos damos bem, somos amigos”. Justamente por não contar com o empurrão do prefeito, se viu obrigado a deixar o partido. A escolha foi a legenda de Magno Malta.

PL

Diferente da Rede – que é de centro-esquerda – o PL é um partido de centro-direita. O presidente da sigla no Estado é Magno Malta, que chegou a ser cotado para ser vice de Bolsonaro. “Sempre defendemos a família, desde meu primeiro mandato como vereador. Fui para o PL de forma confortável porque sempre defendi as bandeiras de centro-direita do partido na Câmara e na Ales. Não vai ser diferente se tiver em um mandato na prefeitura da Serra. Magno é uma pessoa respeitada no nosso Estado e tem um trabalho prestado ao País”.

Empreendedorismo

Uma das principais bandeiras do pré-candidato é alavancar o empreendedorismo na Serra, tema de alguns projetos de lei do deputado na Ales. “Precisamos de tecnologia para desburocratizar a instalação de empresas no município. Além disso, com o empreendedorismo é possível gerar oportunidade para o cidadão serrano, principalmente jovens e adolescentes. É uma forma de combater a criminalidade gerando emprego e renda”.

Alianças

Por enquanto, Xambinho está próximo ao Pros, presidido no Estado por Gustavo Peixoto. “Contruímos o movimento Serra Novas Ideias, liderado por mim e por Gustavo. Somos duas lideranças novas da cidade que expressam esse sentimento de renovação da política na Serra”. As sugestões recebidas pelo site www.serranovasideias.com.br contribuirão para o plano de governo do deputado.

Composição

Alguma chance de composição? “A gente está dentro de um cenário de pandemia, e eleições a gente não sabe o dia de amanhã. Tudo pode acontecer lá na frente. Mas minha candidatura é firme, vamos disputar sim”.