O pré-candidato à prefeitura da capital, Fabrício Gandini (Cidadania), já tem um vice: o vereador de Vitória, Natan Medeiros (PSL). O anúncio foi feito na noite dessa terça-feira, como já era esperado, durante uma live.
Estratégia
Natan é da Grande São Pedro, e tem muitos votos nos bairros de periferia da capital. Já Gandini tem mais popularidade em bairros de classe média e alta, como Jardim Camburi, conhecido como reduto eleitoral do deputado. “Nathan é alguém que admiro e confio e isso fará toda a diferença nessa parceria”, afirmou Gandini.
Novo embate
Já estão valendo as novas regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais em Vitória. Até quanto, ainda não se sabe. Mais um capítulo para a série de embates entre governo estadual e prefeituras que promete desfecho na Justiça. A Câmara aprovou há mais de três semanas projeto do vereador Mazinho dos Anjos (PSD) que estabelece várias flexibilizações ao comércio, contrariando decreto estadual. O prefeito Luciano Rezende (Cidadania) não analisou a matéria. E ontem o texto foi promulgado pela Casa.
Prefeitura
Claro que o prefeito poderia ter vetado o texto se quisesse, ainda que o veto fosse derrubado depois. Mas, preferiu a neutralidade. Até porque se sanciona, fica contra o governo do Estado, com quem tem boa relação. Se veta, certamente seria acusado de estar contra o empresariado. “As regras para abertura de comércio e demais atividades são definidas pelos governos dos estados, segundo decisão do STF”, explicou nota enviada pela prefeitura.
Governo
Mais uma vez, o Palácio está se movimentando para acionar a Justiça. “A lei é inconstitucional. Municípios não podem adotar medidas que divergem das definições do governo estadual. Além disso, matérias de natureza sanitária são privativas do Executivo”, explicou o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula. O governador deve propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no TJES ainda nesta quarta-feira.
Fundeb
Vitória para a educação brasileira! O Senado aprovou em dois turnos PEC que torna o Fundeb permanente e aumenta participação da União no Fundo. A proposta deve ser promulgada ainda nesta quarta-feira. O senador capixaba, Fabiano Contarato (Rede), irá propor projeto que institui a data como o “Dia Nacional da Educação Básica”.
Foto: Wilbert Suave Silva