Até agora pouquíssimos pré-candidatos a prefeito registraram as candidaturas na Justiça Eleitoral, na Grande Vitória. Em Cariacica, segundo o TSE, apenas Bianca Biancardi, do PMB fez o registro. Em Vitória, Coronel Nylton (Novo), Mazinho dos Anjos (PSD) e Neuzinha (PSDB) já cumpriram a formalidade. E em Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) e Dalton Morais (Novo).
Estratégia
Como destaca o consultor de marketing político, Darlan Campos, o cenário é comum no processo eleitoral. “Candidaturas que têm chapa majoritária ainda estão fazendo conversas e ajustes. Historicamente, deixam para a última hora. O lado ruim para os partidos é que quanto mais demoram pra registrar, maior a demora para obter o CNPJ, e o material de campanha só pode ser impresso com o CNPJ”.
Pardal
E tem mudanças no aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre irregularidades durante o período eleitoral. A partir de agora o usuário deverá enviar um relatório com a descrição da irregularidade, garantindo um detalhamento maior da denúncia apresentada. A ideia é facilitar a apuração das informações recebidas. A nova versão estará disponível no próximo domingo.
Contra
O PT de Helder Salomão não foi a favor de algumas mudanças no Código de Trânsito do País, aprovadas nessa terça-feira, na Câmara dos Deputados. “O PT entende que o texto flexibiliza normas e regulamentos que atualmente são mais eficientes para segurança no trânsito. As alterações no texto feitas pelo Senado pioram ainda mais o projeto, por isso votamos contra”, explicou Helder.
Prisão
Entre as mudanças está a emenda proposta pelo senador Fabiano Contarato (Rede) que proíbe a aplicação de penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocadas por motorista bêbado ou sob efeito de drogas. Hoje, a pena de prisão para esse crime, quando considerado culposo, pode ser trocada por prestação de serviços e cesta básica.