Se tem um município surpreendendo ultimamente no cenário eleitoral é Colatina. O atual prefeito, Sérgio Meneguelli (Republicanos), estará fora das eleições. Um cenário que se desenhava favorável para o então pré-candidato do PSB, Renan Bragatto. O vereador se filiou ao partido socialista neste ano, já de olho na pré-candidatura. Ele e a vereadora Audréya Mota formavam a dupla de “ouro” do Palácio Anchieta em Colatina.
Reviravolta
O PSB tem flertado com outros partidos e, tudo indica, não terá candidatura própria no município. Um balde de água gelada nos planos de Renan, que já tinha pré-candidato a vice e tudo. Aliás, nos bastidores a informação é que o PSB vai indicar vice na chapa da professora Maricélis (Cidadania), após articulação com o deputado federal Da Vitória. Um dos nomes cotados é do vereador Charles Luppi.
Encontro
Nesta semana, Da Vitória se reuniu com Renato Casagrande (PSB) e Paulo Foletto (PSB) no Palácio Anchieta. Da Vitória publicou: “Reafirmamos hoje que caminharemos juntos na construção do projeto de desenvolvimento para a nossa cidade. O Cidadania estará no debate com a liderança da Maricélis”. Mais claro, impossível.
Em Cariacica
O PSB manteve a palavra. Saulo Andreon já até solicitou o registro na Justiça Eleitoral pra não ter erro. Ele já foi vereador do município por dois mandatos, entre 2001 e 2008, pelo PT. Saiu do partido em 2006, chegou a disputar a prefeitura de Cariacica pelo PRTB em 2008 e perdeu para Helder Salomão. Ainda exerceu o cargo de secretário de Educação de Cariacica na gestão de Juninho por um ano.
Vice
A vice de Euclério Sampaio (DEM) em Cariacica será a enfermeira e ex-vereadora Edina Luzia Furtado.
Lista do TCE
A Justiça Eleitoral capixaba vai avaliar uma lista com os nomes de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. A relação com os nomes foi encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado. Por conta das eleições municipais, o TRE vai priorizar a análise de casos envolvendo pré-candidatos ao pleito.