Integrante da equipe do ex-governador Paulo Hartung durante dois mandatos à frente do Palácio Anchieta, o economista Régis Mattos Teixeira agora terá a missão de conduzir uma espécie de “supersecretaria” durante a gestão do prefeito eleito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), no Executivo municipal. Regis Mattos será o titular da pasta de Gestão, Planejamento e Comunicação da Prefeitura de Vitória, a partir do próximo ano. A “supersecretaria” ficará responsável pela parte de captação e execução de obras na capital capixaba. O anúncio de que o economista integrará a equipe de Pazolini foi feito nesta sexta-feira, pelo próprio prefeito eleito, que anunciou ainda a educadora Juliana Rohsner como secretária de Educação e o engenheiro de carreira do DER-ES Gustavo Perin como titular da pasta de Obras. Eles se juntam ao delegado Ícaro Ruginski, que já havia sido anunciado como secretário de Segurança de Vitória.
Trajetória no Palácio Anchieta
Régis Mattos Teixeira integrou a equipe de Hartung no Palácio Anchieta durante o segundo mandato do ex-governador. Entre 2009 e 2010, ele foi secretário estadual de Gerenciamento de Projetos. Após Hartung voltar ao comando do Executivo estadual, em 2015, Régis Mattos assumiu a pasta de Economia e Planejamento, onde permaneceu até 2018. Além disso, o economista já atuou como auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado.
União em Vila Velha
Arnaldinho Borgo (Podemos) foi o último prefeito eleito na Grande Vitória a ser diplomado pela Justiça Eleitoral. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, de maneira virtual. Ao lado do vice-prefeito, Dr. Victor Linhalis (Solidariedade), Arnaldinho adotou um discurso de união. Ele agradeceu aos eleitores do município canela-verde pelos 138.471 votos obtidos nas eleições e disse que vai administrar a cidade para todos, dando autonomia ao secretariado.
ES pronto para receber vacinas
Em pronunciamento transmitido pela internet, nesta sexta-feira, o governador Renato Casagrande (PSB) reafirmou que o Espírito Santo já tem insumos suficientes, como seringas, para iniciar a imunização da população capixaba contra a covid-19, assim que a vacina for disponibilizada pelo Ministério da Saúde, e que o Estado aplicará tudo o que for definido pelo Plano Nacional de Imunização. Casagrande fez um apelo para que as pessoas se disponham a receber a vacina, para que, dessa forma, passa haver a chamada imunização de rebanho. O governador também destacou a importância da imunização como forma de salvar vidas e de retomar o crescimento econômico no Espírito Santo e no Brasil.
Ainda sobre a pandemia…
O Ministério da Saúde repassou R$ 20,2 milhões ao Espírito Santo para custear, por mais 30 dias, 211 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19. As portarias que autorizam a prorrogação do custeio dos leitos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. Vale lembrar que o Estado dispõe atualmente de 623 leitos de UTI Covid-19, sendo que 83% já estão ocupados. A quantidade de pacientes internados nas unidades de terapia intensiva exclusivas para a doença chegou a 517, o maior número desde 20 de julho.
“Laranja” preso
E já está preso um dos “laranjas” apontados pelas investigações da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual referentes à operação Piànjú, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro conduzido por uma organização criminosa sediada no Espírito Santo. Essa organização, segundo as investigações, usava empresas de fachada e documentos falsos para lavar dinheiro e mandar para o exterior. Há indícios, inclusive, de que ela “prestava serviços” para pessoas e empresas investigadas pela Lava Jato. O “laranja” preso, segundo as autoridades responsáveis pelo caso, usava identidade falsa e admitiu ter concordado com a abertura de uma empresa fictícia e de uma conta bancária, utilizando documentação falsa. Em troca, ele afirma que recebia pagamentos mensais.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo