Aridelmo Teixeira será o secretário da Fazenda de Vitória

O doutor em Ciências Contábeis Aridelmo Teixeira será o novo secretário da Fazenda de Vitória, a partir de 2021. Ele e outros dois nomes do futuro secretariado da capital foram anunciados, nesta quarta-feira (23), pelo prefeito eleito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Aridelmo integrou a equipe de transição de Pazolini e foi candidato a governador do Estado nas eleições de 2018, pelo PTB. Também é um dos fundadores da Fucape Business School, instituição que presidiu até 2018, e integrante do Movimento ES em Ação, uma das principais organizações empresariais sem fins lucrativos do estado, a qual presidiu de 2016 a 2018.

Outros secretários

Os outros dois novos secretários anunciados por Pazolini foram Roberto Carneiro, que comandará a Secretaria de Governo, e Marcelo Oliveira, que estará à frente da pasta de Desenvolvimento da Cidade. Carneiro é o atual presidente do Republicanos no Espírito Santo e responsável por coordenar a equipe de transição da nova gestão. Já Marcelo Oliveira também é membro da transição e foi o coordenador do programa de governo de Pazolini na campanha. Também foi anunciado o nome de Valéria Morgado, que também participou da campanha do Republicanos nas últimas eleições, como nova subsecretária de Comunicação.

Mudança de cidade

Quem também anunciou novos nomes para sua equipe de governo, a partir do ano que vem, foi o prefeito eleito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). E alguns deles já compõem, atualmente, o secretariado de outros municípios da Grande Vitória. Cátia Lisboa e Márcio Passos são secretários da Prefeitura de Vitória e comandam, respectivamente, as pastas de Saúde e Desenvolvimento da Cidade. Em Vila Velha, Cátia seguirá como secretária de Saúde e Márcio Passos estará à frente da recém-criada Secretaria de Tecnologia e Inovação. Já Rodrigo Magnago, atual secretário de Gestão de Cariacica, será o titular da pasta de Administração de Vila Velha — cargo que já havia ocupado durante a gestão de Rodney Miranda na PMVV.

Para completar…

Outros três nomes foram anunciados nesta quarta por Arnaldinho Borgo: Fabiana Kauark será a nova secretária de Educação, Paulo Renato comandará a pasta de Turismo, Esporte e Cultura e Everaldo Colodetti será o responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Almoço com o governador

Antes da última sessão ordinária do ano na Assembleia Legislativa, um grupo de 22 deputados esteve no Palácio Anchieta, na última terça-feira (22), onde foi recebido pelo governador Renato Casagrande (PSB) para um almoço. Mesmo sendo declaradamente oposição ao governo, parlamentares como Capitão Assumção (Patriotas), Vandinho Leite (PSDB) e Carlos Von (Avante) estavam entre os presentes.

Volta dos repasses

Durante o encontro, Casagrande afirmou que vai normalizar os repasses do duodécimo para os Poderes (Assembleia, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público). Os pagamentos foram contingenciados a partir de maio, como parte dos esforços para reduzir as despesas do Estado, uma vez que a pandemia gerou uma queda brusca de arrecadação. Durante o almoço, o governador afirmou que a situação será regularizada já neste mês.

Enfim, o retorno

Cinco anos depois de ter suas atividades paralisadas, por causa do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015, a mineradora Samarco, enfim, iniciou a retomada de suas suas operações no Complexo de Ubu, em Anchieta. Também foram reiniciadas as atividades na cidade mineira onde aconteceu a tragédia. Nesta quarta-feira, segundo a empresa, já houve produção de pelotas de minério de ferro na unidade do litoral sul capixaba. Neste primeiro momento, a Samarco espera retomar, pelo menos, 26% de sua capacidade produtiva total.

Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo