Depois de três mandatos consecutivos à frente da presidência da Câmara Municipal de Cariacica, o vereador Cesar Lucas (PV) pode integrar a equipe de Renato Casagrande (PSB) no Palácio Anchieta. O próprio governador, em entrevista à TV Vitória/Record TV e ao Jornal Online Folha Vitória, disse que haveria mudanças pontuais em seu staff, já no início do próximo ano, mas sem detalhar nomes nem em quais áreas essas mudanças ocorreriam. A terceiros, o vereador disse ter sido convidado para fazer parte do governo do Estado, mas não detalhou para qual função. Cesar Lucas ainda está em conversas com seu grupo de apoio. Há resistência por parte de algumas pessoas, que acham que ele deveria permanecer na Câmara, uma vez que foi reeleito para o cargo. A decisão deve ser tomada nos próximos dias.
Novo presidente
Para ocupar a vaga deixada por Cesar Lucas na presidência da Câmara de Cariacica, um nome que tem ganhado força nos bastidores é o de Lelo Couto (PR), atual terceiro secretário da Mesa Diretora. Todas as articulações têm caminhado no sentido de que Lelo será o novo presidente da Casa. Cesar Lucas afirma estar passando a Câmara com as contas em dia e acredita que o novo presidente tem tudo para dar continuidade ao trabalho. Disse ainda que já se colocou à disposição de Lelo, caso ele precise de alguma orientação.
Assembleia fechada
Com os deputados estaduais em período de recesso desde a última quarta-feira (23), os trabalhos administrativos na Assembleia Legislativa só devem ser retomados no dia 4 de janeiro, segunda-feira da semana que vem. Isso porque nesta segunda (28) e terça-feira (29) o Palácio Domingos Martins, sede do Legislativo estadual, passará por manutenção predial. Na ocasião, será feita a limpeza das caixas d’água, lavagem e desinfecção da garagem, manutenção de tubulações e registros da prumada de combate a incêndios, entre outros serviços. A Assembleia também não funcionará na quarta (30) e quinta-feira (31), por serem dias de ponto facultativo, e na sexta-feira (1º), Dia da Confraternização Universal.
Comissão Representativa
Assim como os deputados estaduais, os demais parlamentares, das esferas municipais e federal, também estão em recesso desde quarta-feira. No entanto, um pequeno grupo ficará de sobreaviso no Congresso Nacional até o retorno das atividades, em fevereiro. Trata-se da Comissão Representativa do Congresso, composta por sete senadores e 16 deputados, cujos membros são eleitos para atuar em situações de emergência durante o recesso parlamentar, caso elas ocorram. Dentre os 13 integrantes da bancada capixaba no Congresso, apenas o deputado Evair de Melo (PP) estará nessa comissão. Ele foi um dos titulares eleitos por aclamação, na Câmara, na última sessão ordinária do ano, na terça-feira (22).
Sem público nas posses
Expectativa, nesta semana, para a posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos 78 municípios capixabas. As cerimônias serão realizadas na próxima sexta-feira (1º). No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, diversas cerimônias terão de ser realizadas sem a presença de público, para evitar aglomerações, e serão transmitidas pela internet.
Mapa de Risco
Por falar em coronavírus, nesta segunda-feira entra em vigor o 37º Mapa de Risco da Covid-19, elaborado pelo governo do Estado. Nesta semana, oito municípios estão em risco alto: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Guarapari, Irupi, Linhares, Mantenópolis e São Mateus. Nessas cidades, medidas mais rígidas serão adotadas, como o fechamento de bares e a restrição no horário de funcionamento do comércio.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo