O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha, vereador Ivan Carlini (DEM), descartou qualquer possibilidade de o Legislativo canela-verde aprovar algum projeto que conceda, a partir do ano que vem, reajuste salarial aos vereadores do município. Em contato com a coluna, Carlini garantiu que esse projeto, que chegou a ser especulado em parte da imprensa e nas redes sociais, sequer existe. De fato, no sistema da Câmara de Vila Velha não consta nenhuma proposição dessa natureza. Ivan Carlini destacou ainda que foi presidente da Casa por 12 anos e que, nesse período, não houve qualquer reajuste aos parlamentares. Após 28 anos consecutivos como vereador em Vila Velha, o atual presidente do Legislativo municipal deixa a Câmara em 2021, já que não foi reeleito nas eleições de novembro.
Despedida
Na sessão ordinária desta segunda-feira (28) — a penúltima do ano —, Ivan Carlini aproveitou para fazer um discurso de despedida. Falou sobre sua trajetória ao longo de quase três décadas como vereador canela-verde e destacou a austeridade adotada durante os 12 anos como presidente da Câmara de Vila Velha. O parlamentar também apresentou um cheque de cerca de 1,8 milhão que, segundo ele, foi a quantia economizada pela Casa e que será devolvida ao Executivo municipal no ano que vem.
Procurador-geral
O advogado e professor Tárek Moyses Moussalem será o procurador-geral da Prefeitura de Vitória a partir do ano que vem. Ele foi apresentado, nesta segunda-feira, pelo prefeito eleito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e se junta a outros oito nomes já anunciados até agora para a equipe do novo prefeito. A tendência é de que, até o final da semana, a equipe completa que vai acompanhar Pazolini seja anunciada.
Novos anúncios
Para esta terça-feira (29), a expectativa é de que o prefeito eleito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), apresente mais nomes que vão compor seu secretariado a partir do ano que vem. Até agora, Vidigal anunciou seis membros de sua equipe, faltando a apresentação dos titulares das dez pastas restantes. Euclério Sampaio (DEM), em Cariacica, e Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha, também devem anunciar novos nomes ao longo da semana.
Mas já?
Em seu discurso durante a assinatura da ordem de serviço para a execução das obras do Trevo de Carapina, na Serra, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) praticamente intimou o governador Renato Casagrande, do mesmo partido, a se candidatar à reeleição para o Palácio Anchieta em 2022 — antecipando, e muito, o processo eleitoral. Ao enaltecer a importância da obra para a mobilidade urbana da Serra e os demais feitos realizados pelo atual governo no município, o deputado disparou para Casagrande: “Não é nem questão de querer. O senhor precisa ser reeleito governador deste Estado, por sua seriedade, lealdade e resiliência em superar as dificuldades”. Em entrevista, na semana passada, para a TV Vitória/Record TV e ao Folha Vitória, Casagrande disse que ainda não sabe se vai se candidatar à reeleição em 2022.
Reunião em Linhares
Após Linhares ser incluído no risco alto para a covid-19 — assim como outros sete municípios capixabas —, o prefeito Guerino Zanon (MDB) se reuniu, nesta segunda-feira, com representantes das forças policiais que atuam na cidade e com membros de sua equipe de governo. Na ocasião, foram definidas medidas para conter a disseminação do coronavírus no município. Dentre as novas ações, estão a implantação de barreiras sanitárias nos acessos às praias e lagoas de Linhares, campanhas de conscientização junto à população, circulação de carros de som nos bairros e balneários e o fechamento de espaços de lazer.
Responsável interinamente pela coluna: Rodrigo Araújo