O Ministério Público Federal no Espírito Santo ajuizou ação contra o ex-prefeito do município de Fundão, Anderson Pedroni Gorza. O objetivo é que o político devolva à União quase R$ 58 mil reais acrescido de juros legais, relativo aos gastos da realização de eleição municipal suplementar em 2017 para o cargo de prefeito da cidade.
O caso
Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito estava inelegível quando foi eleito prefeito de Fundão em 2016. “Na condição de prefeito de Fundão, em um mandato anterior, teve a prestação de contas rejeitadas. Por essa razão, o TRE-ES indeferiu seu pedido de registro de candidatura para a eleição de 2016, da qual ele sagrou-se campeão”. Diante a irregularidade, foi realizada uma eleição suplementar em outubro de 2017, com consequentes gastos para a Justiça Eleitoral. A conta chegou com um pouco de atraso, mas chegou!
Uns com tantos..
Uma coisa chama atenção no documento apresentado pelos líderes das bancadas da Câmara de Vereadores de Vitória com os nomes dos membros das Comissões: as duas únicas vereadoras aparecem pouquíssimas vezes. O nome de Karla Coser (PT) está em duas Comissões: “Desburocratização e Empreendedorismo” e “Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres”. Já o de Camila Valadão (PSOL) aparece apenas na de “Direitos Humanos e Cidadania”. Boa parte dos vereadores tem o nome em três ou mais Comissões!
Novo horário
Falando na Câmara de Vitória, as sessões por lá irão ocorrer às 8 horas da manhã, neste mês. O presidente da Casa, Davi Esmael (PSD), pretende colocar em votação a possibilidade de mudança das sessões para segunda, terça e quarta, sempre pela manhã. Atualmente as sessões ocorrem às terças, quartas e quintas, às 4 da tarde.
Digital
O Ministério Público do Espírito Santo está agora com 100% dos procedimentos tramitando de forma eletrônica. Segundo o órgão, a medida traz mais efetividade, facilidade e segurança na atividade institucional.
Combate ao Câncer
Hoje é Dia Mundial de Combate ao Câncer e é sempre bom lembrar que toda contribuição é bem-vinda. O deputado estadual Doutor Hércules destinou na Lei Orçamentária Anual de 2021 um montante de R$ 70 mil a serem divididos entre o Hospital Santa Rita (AFECC) e a ACACCI (Associação Capixaba contra o Câncer Infantil).