Acertar 100% perante a maior crise sanitária do século. Certamente esse não é o caso do governo do Espírito Santo no enfrentamento à pandemia. E nem de ninguém. Acontece que, diferente do governo federal e de alguns estados, o governo capixaba quis acertar, elencou as prioridades de forma coerente, foi transparente com a população e “negou o negacionismo”. Hoje, pode abrir as portas para receber pacientes de outras regiões do País. Primeiro, Manaus, agora Rondônia. Um exemplo de que priorizar a vida é o melhor caminho.
Quem não é visto
O Republicanos tem uma missão em 2022: emplacar Erick Musso no Congresso e Sérgio Meneguelli na Assembleia Legislativa do Estado. Esse tende a ser o desenho se o cenário de cordialidade do partido com o governo continuar. Se não, a sigla tem nomes competitivos para concorrer ao Palácio. Em um cenário ou outro uma coisa é certa: o ex-prefeito de Colatina precisa ser visto para ser lembrado pelos eleitores lá na frente. Carismático nas redes sociais, anunciou que vai fazer lives toda semana. Ainda foi convidado para assumir a Secretaria de Cultura de Vitória. É um bom começo..
Reunião
Hoje, lideranças do Republicanos tem um encontro no Palácio Anchieta com o governador Renato Casagrande. Na pauta está a aproximação entre o PSB e o Republicanos com foco em 2022.
Auxílio
No Congresso, a prorrogação do auxílio emergencial deverá se amplamente discutida pelos parlamentares. Eles devem negociar com o governo federal a inclusão do programa de forma definitiva no Orçamento Geral da União de 2021.
Gastos
Em 2020, o deputado estadual Luciano Machado (PV) foi o que mais gastou com a cota parlamentar: R$ 33.317,33. Fabrício Gandini (Cidadania) e Carlos Von (Avante) foram os únicos que não utilizaram o dinheiro no ano passado. As informações são do Portal da Transparência.
Em Brasília..
Dentre os deputados federais capixabas, Lauriete (PSC) apresentou o maior gasto com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, somando os 12 meses de 2020: R$ 420.594,91. Segundo o Portal da Transparência da Câmara, a deputada contabilizou no ano passado 22 propostas legislativas de sua autoria. Por enquanto, nenhuma foi aprovada.