Bancada capixaba dividida sobre imunidade parlamentar

Câmara dos DeputadosFoto Luiz AlvesData 07-08-09

Parece que o 5×5 veio pra ficar. Assim como na votação que manteve o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) detido, os deputados capixabas se dividiram na sessão dessa quarta. Cinco votaram sim e cinco não pela admissibilidade da PEC que restringe a prisão em flagrante de parlamentar. Votaram sim: Amaro Neto (Republicanos); Da Vitória (Cidadania); Dra Soraya Manato (PSL); Evair de Melo (PP); Norma Ayub (DEM). Votaram não: Felipe Rigoni (PSB); Helder Salomão (PT); Lauriete (PSC); Neucimar Fraga (PSD); Ted Conti (PSB).

PEC

A PEC restringe a prisão em flagrante de parlamentar somente se relacionada a crimes inafiançáveis listados na Constituição, como racismo e crimes hediondos. O Plenário aprovou por 304 votos a 154 o parecer favorável da relatora, deputada Margarete Coelho (PP). O mérito da matéria deve ser votado nesta quinta-feira.

Que barganha é essa?

Enfrentar um problema gerando outros dois. É isso que prevê um dos pontos da PEC Emergencial que trata do pagamento da nova rodada do auxílio. A ideia é viabilizar o pagamento do benefício tirando do governo a exigência de investimentos mínimos em educação e saúde.

Falta o quê?

O STF autorizou que estados e municípios comprem vacinas caso a distribuição do Ministério da Saúde seja insuficiente. A Câmara aprovou texto que também prevê a liberação. Só falta o Ministério da Saúde se dar conta do bem que vai fazer à população ao desapegar do monopólio e dividir um pouco do protagonismo com estados e municípios.

Áreas de risco

O deputado federal Da Vitória (Cidadania) participou de reunião na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ao lado do secretário de Governo da Prefeitura de Cariacica, Messias Donato, e o coordenador da Defesa Civil do município, Coronel Wagner Borges. Na ocasião foi solicitado auxílio para contenção de encostas e de áreas de risco em Cariacica.