Depois das supostas irregularidades de superfaturamento no processo de desapropriações, a avaliação do desempenho da prefeitura de Vitória e do prefeito João Coser (PT) despencou durante o mês de dezembro. A queda foi medida pelo Instituto FlexConsult, que entrevistou moradores da Capital. Segundo o levantamento, feito a pedido da ONG Transparência Capixaba, a administração foi reprovada por mais de 63% dos entrevistados. Apenas 16,33% dos ouvidos atribuíram à administração do petista notas boas e ótimas.
Derradeira
Para se ter uma ideia, em março deste ano, a aprovação do Executivo atingiu a marca próxima de 50%. Em junho, caiu para 20,20%. Em outubro, registrou uma pequena melhora, subindo para 21,21%. Já neste mês de dezembro, voltou a cair e atingiu o índice de 16,33%.
Popularidade
Ainda de acordo com a pesquisa, Coser teve uma das suas piores avaliações. Do total dos entrevistados, 67,35% disseram que não estão nada satisfeitos com os rumos que o prefeito vem conduzindo a cidade. Será que ele vai conseguir reverter esse jogo?
Tudo verdade
Se depender dos resultados da pesquisa, Coser vai ter muito que explicar para os eleitores. É que 61,22% dos entrevistados disseram acreditar que as denúncias de irregularidades no processo de desapropriação são bem verdadeiras. A pesquisa teve a supervisão do cientista político Fernando Pignaton.
Férias e viagem
Logo após as comemorações do réveillon, Coser vai pegar a família e aproveitar 20 dias de férias. Do dia 4 ao dia 24, o Executivo vai retornar para as mãos do vice-prefeito, Tião Barbosa (PMDB). O destino da viagem de férias do petista ainda é uma incógnita.