Casagrande busca apoio para atenuar desgaste

Palácio Anchieta

Decretar o fechamento total das atividades comerciais por 14 dias é uma medida desgastante e impopular, apesar de necessária – como sinaliza a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados à covid-19. A reunião dessa segunda-feira com representantes do comércio, da indústria e dos demais Poderes serviu como termômetro para Casagrande analisar se vai levar o plano adiante e qual será o custo disso, econômico e político. “A estratégia é levar para a população que isso é uma decisão conjunta do governo com os demais poderes e entidades e não uma decisão monocrática”, disse fonte ouvida pela coluna.

Arquivamento

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) tinha até essa segunda-feira para manifestar interesse em celebrar acordo de não Persecução Penal com o Ministério Público, no caso em que é investigado por usar servidor para fins pessoais. Em manifestação divulgada pelo parlamentar, ele argumenta que não houve irregularidades e pede o arquivamento do processo.

Nova filiação

O ex-candidato à Prefeitura de Vila Velha, Rafael Primo, filiou-se ao PSB. A executiva estadual da sigla recebeu Rafael em evento online, na noite dessa segunda. “Chego com a tarefa de fazer o PSB-ES ainda maior, mais propositivo e mais conectado com Vila Velha, onde vou trabalhar a base do partido e a formação política, e apoiar a construção de uma plataforma acessível que aumente o alcance do PSB e sua atuação”, afirmou Primo.

Rodovia das Paneleiras

Tramita na Ales projeto de lei que busca nomear trecho conhecido como Reta do Aeroporto de Paneleiras de Goiabeiras. “Além de homenagear e valorizar a nossa cultura, vamos por meio da denominação geográfica mostrar a importância do logo por onde a Rodovia das Paneleiras cruza”, defendeu o autor da matéria, deputado Fabrício Gandini (Cidadania).

Em Cariacica

A prefeitura de Cariacica vai sancionar projeto que criou a Lei de Incentivo Fiscal. A lei concederá incentivos fiscais às empresas que queiram se instalar no município e àquelas já instaladas que querem expandir suas atividades. Os benefícios serão incluídos no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 Proteção

Projeto de lei aprovado na Ales prevê que facas, canivetes, estiletes, facões ou similares deverão ser expostos pelos estabelecimentos comerciais em compartimento protegido por vidro ou acrílico e trancado por cadeado ou fechadura. A iniciativa é do deputado Torino Marques (PSL). A matéria segue para sanção ou veto do governador.