Por que Estado mudou restrições para risco extremo

Casagrande falou sobre a politização da pandemia

O risco extremo de contaminação para a covid-19 desencadeou o anúncio, pelo governo estadual, de uma série de medidas retritivas para reduzir a circulação de pessoas. Acontece que as medidas anunciadas nessa terça-feira (16) são mais brandas que as divulgadas em junho do ano passado, caso o Estado atingisse o risco extremo.

Entenda

Em junho de 2020, o governo divulgou que o risco extremo implicaria em proibição de circulação entre 21h e 5h; rodízios de grupos delimitados por CPF; proibição da circulação em espaços públicos, como praias e calçadões; e multa para quem não usar máscara. Nenhuma dessas medidas faz parte do anúncio dessa terça. “Não chegamos a anunciar (em 2020). Teve o debate público mas sem concluir e anunciar. A gente tem que ver também o ambiente político junto com as entidades e a sociedade. É bom que a gente compreenda o ambiente em que a gente está vivendo, as disputas”, disse Casagrande durante a coletiva.

Recado

Por diversas vezes durante a coletiva, Casagrande criticou quem é contra as medidas restritivas apenas por questões políticas. Enquanto ele dizia isso, em frente ao Palácio, manifestantes faziam barulho para mostrar contrariedade ao posicionamento do governador.

Presidência

O vice-presidente da Amunes, Mário Sérgio Lubiana, vai assumir a presidência da Associação. O ex-prefeito de Viana, Gilson Daniel Batista, apresentou sua carta de renúncia ao cargo nessa segunda-feira (15), após ser empossado como secretário de Estado de Governo. Lubiana vai responder pela instituição até o dia 31 de março, quando será realizada votação para eleger a nova diretoria 2021-2023.
Luto

A Câmara Municipal de Vila Pavão decretou luto oficial de três dias em função do falecimento da vereadora Maria Tereza Rossim Farias Lauer, na manhã desta terça-feira, aos 32 anos de idade. A parlamentar estava em seu primeiro mandato na Casa, onde ocupava o cargo de 2ª secretária na Mesa Diretora. Era mãe, servidora pública e casada com o ex-prefeito Ivan Lauer.

Debate

O Senado Federal aprovou requerimento da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para um debate na Casa com o médico cardiologista Marcelo Queiroga, confirmado para substituir o general Eduardo Pazuello no comando do Ministério da Saúde.