Governo estadual tarda, só não pode falhar

O cerco foi se fechando para o Espírito Santo há algumas semanas. “O Estado não é uma ilha”, afirmou Casagrande diversas vezes (aliás, várias autoridades tem se apropriado da fala). Sendo assim, por que esse atraso – para quem está na angústia de perder a renda é tempo demais – em anunciar medidas econômicas para ajudar a população mais prejudicada com o fechamento do comércio? O governador vai anunciar algumas iniciativas de apoio nesta sexta-feira (19), mas poderia ter evitado algumas reações negativas, caso tivesse se antecipado.

Dada a largada

Tudo indica que, mais uma vez, o MPES vai ter trabalho com prefeitos que não querem respeitar as regras restritivas do governo estadual.

Não dá ponto sem nó

O presidente Jair Bolsonaro fez acordo com o Congresso para derrubar seus próprios vetos ao pacote anticrime, aprovado em 2019. Uma das propostas resgatadas aumenta a pena para crimes contra a honra, como injúria e difamação, quando cometidos pela internet. A articulação ocorre no momento em que Bolsonaro é alvo de críticas nas redes sociais pela condução da crise da covid-19.

Busão

O deputado Luiz Durão (PDT) apresentou projeto de lei que obriga empresas de ônibus coletivo no Espírito Santo a instalar, manter e abastecer álcool em gel 70% no interior dos veículos para higienização das mãos.

IPTU

O vereador Leandro Piquet (Republicanos) protocolou indicação à Prefeitura de Vitória requisitando o adiamento do vencimento do IPTU, datado para o próximo dia 22. Além desta indicação, o parlamentar também propôs a suspensão da cobrança do serviço de estacionamento rotativo via parquímetro.