Vitória libera restaurantes no Dia das Mães

A Prefeitura de Vitória liberou a abertura de restaurantes da Capital, excepcionalmente, neste domingo (09), em função do Dia das Mães. Os estabelecimentos podem abrir de 10h às 16 horas. O decreto com a medida foi divulgado nesse sábado (08), no Diário Oficial do Município.

Justificativas

A prefeitura se baseou em três questões para justificar a medida: a importância do Dia das Mães; o decreto de Colatina que também autoriza a abertura (a coluna não teve acesso a esse decreto); e o de Cachoeiro de Itapemirim, que permite o funcionamento das praças de alimentação, neste domingo, também por conta da data. Que a data é especial, todos nós sabemos. Já o vírus…

Regras

De acordo com as regras definidas pelo governo estadual e que devem ser seguidas pelos municípios, em regiões com risco alto de contaminação, como é o caso de Vitória, Colatina e Cachoeiro, restaurantes não podem funcionar aos domingos. Das três cidades, apenas Colatina passará para risco moderado a partir de segunda-feira (10).

Salário

O Ministério da Economia publicou uma portaria que aumenta a remuneração de servidores aposentados ou reservistas que ainda ocupam cargos públicos. Os beneficiados poderão receber acima do teto do funcionalismo, de R$ 39,2 mil. A medida permite ampliar os salários do presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão.

Opinião

Do deputado federal Felipe Rigoni: “No mesmo período em que milhões de pessoas passam fome no Brasil, o Governo Federal apresenta uma portaria para permitir salários acima do teto constitucional. Isso traz indignação e é difícil até mesmo de acreditar. Privilégios devem ser combatidos e não o contrário”.

Solidariedade

Com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições sociais, o vereador de Vitória Andergon Goggi (PTB) irá receber doações em formato drive-thru na avenida Coronel José Martins de Figueiredo, em Tabuazeiro, entre 14 e 19 horas. A iniciativa é em comemoração ao seu aniversário. Todo doador vai receber um pedaço de bolo, além disso, será possível cortar o cabelo pelo valor  de R$ 10.