GIRO POLÍTICO: Sinais de mudança no Republicanos, briga de líderes vai parar na delegacia e Casagrande na telinha

“As coisas podem mudar”, diz presidente do republicanos sobre o ES

O presidente do Republicanos nacional, Marcos Pereira, fez um jogo de perguntas e respostas no perfil do Republicanos, no Instagram, para tirar as dúvidas dos internautas. Uma das perguntas foi sobre o Estado: “No ES há negociações para que não se lance dois candidatos do mesmo campo ao Senado?”.

Não se sabe se a pergunta estava se referindo aos dois nomes cotados para a disputa ao Senado pelo Republicanos – o ex-prefeito Serginho Meneguelli e o deputado federal Amaro Neto – ou se a dois nomes do mesmo campo ideológico, já que o ex-senador Magno Malta vai tentar vaga ao Senado pelo PL e o Republicanos, que é do mesmo campo conservador, também vai indicar um nome.

Marcos Pereira respondeu: “No Espírito Santo a gente vai lançar o candidato Serginho Meneguelli a senador e Erick Musso a governador. Esse é o nosso projeto, por ora. As coisas podem mudar, sabe como é que é, né?”, disse Pereira, sem explicar se o que pode mudar é o nome ao Senado, o nome ao governo ou os dois.

Na semana passada, às vésperas do término do prazo para as filiações partidárias e para a renúncia de prefeitos que iriam disputar o governo, a CNN citou, em uma reportagem, que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, poderia renunciar ao cargo para disputar o governo do Estado, o que não se confirmou. Depois, surgiram burburinhos de que Meneguelli também poderia ser o candidato a governador.

Procurado pela coluna, Erick Musso disse, na semana passada, que é pré-candidato ao governo e que qualquer ruído fora disso é oriundo de adversários para desestabilizar o grupo republicano.

***

Comentário em grupo de líderes comunitários acaba em agressão e na delegacia

Um comentário no grupo de WhatsApp da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) terminou em confusão, agressão, e boletim de ocorrência na polícia entre o vice-presidente da federação, Oracy de Jesus Silva, e o secretário-geral, Jean Cassiano.

A confusão ocorreu durante a eleição no bairro Vista da Serra I, no último domingo. Jean teria feito um comentário no grupo de conversas que conta com a diretoria da Fams e Oracy teria ido tirar satisfação. “Eu cheguei para acompanhar a eleição e tirei uma foto e postei no grupo. Ele escreveu abaixo da minha postagem que tinha chegado lá mais cedo, que tinha menos foto e mais trabalho. Eu fui até ele e pedi respeito. Ele pegou e me xingou. Aí o tempo fechou”, disse Oracy, afirmando que não chegou a agredir Jean.

A versão de Jean, porém, é diferente. Ele disse que fez esse comentário sim, mas que não foi direcionado ao Oracy e que este já teria o abordado com agressões. “Ele disse: ‘se você entrar no meu caminho, eu vou te matar’. Chegou dando chutes e socos e rasgou minha camisa na frente de várias testemunhas”.

Os dois registraram boletim de ocorrência e Oracy foi afastado da vice-presidência por um mês, o que chamou de atitude injusta. “Se nós dois estamos errados, era para os dois serem afastados e não só eu”. Oracy é ligado ao governo Vidigal. Já Jean, à gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos.

***

Tempo fechou

O tempo fechou ontem na sessão da Câmara de Vitória pela cobrança das credenciais aos vereadores para o Carnaval de Vitória. Segundo alguns parlamentares, as duas vereadoras Karla Coser e Camila Valadão teriam ficado de fora da distribuição das credenciais para o desfile das escolas de samba. O vereador Dalto Neves disse que na gestão anterior, a oposição não ficou de fora e se toda a Câmara não participar, ele prometeu rasgar a credencial dele.

Segundo os parlamentares, há uma centralização da distribuição das credenciais pelo secretário da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CEDTIV), Evandro Figueiredo, que estaria excluindo vereadores que não são da base do prefeito.

***

Candidato da Saúde?

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, não vai disputar a eleição, mas nem por isso a Sesa não terá seu representante no pleito.

O agora ex-subsecretário de Regulação da Sesa, Gleikson Barbosa dos Santos, o Kim, se filiou ao PSB e está à disposição do partido do governador para disputar a Assembleia ou a Câmara Federal. Kim foi exonerado da subsecretaria, mas continua na gestão, como assessor especial.

***

Olha ele!

O governador Renato Casagrande ainda não admitiu publicamente que irá disputar a reeleição, mas estreou o programa partidário de TV do PSB, que foi ao ar ontem (06). “Este é meu estilo, o estilo PSB de governar”, disse Casagrande no programa. Foram ao menos três filmes protagonizados pelo governador.

***

Outra pandemia

“Todos os temas da pandemia foram politizados”, disse Casagrande ao anunciar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e do passaporte vacinal em pronunciamento, ontem, no Palácio Anchieta.

***

Desabafo

“Nós não atacamos as instituições, não atacamos as pessoas. Apostamos na ciência, na construção da coesão social e hoje temos uma conquista”, disse o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, no anúncio.

***

Combate às fake news

O Tribunal de Contas (TC-ES), Tribunal de Justiça (TJ-ES), Ministério Público Federal (MPF-ES), Ministério Público Estadual (MP-ES), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e a Assembleia Legislativa (Ales) vão atuar juntos no combate às fake news. Após os responsáveis pela comunicação de cada órgão participar do webinário “O papel das instituições públicas no combate às fake news” com o escritor David Nemer, promovido pelo TC-ES, os comunicadores decidiram montar um comitê de comunicação pública.

***

Mulheres no Poder

Será inaugurada hoje, às 16h, a sede estadual do Instituto Mulheres no Poder, em Vitória. Idealizado no ano passado, o movimento tem por objetivo dar protagonismo político às mulheres. A presidente é a ex-prefeita de Mimoso do Sul Flávia Cysne.

***

Hoje tem!

O professor, ex-secretário da Fazenda de Vitória e pré-candidato ao governo do Estado Aridelmo Teixeira (Novo) é o entrevistado do programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes” que vai ao ar nesta quinta-feira (07), às 16 horas, na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz).