GIRO POLÍTICO: Decisão do PT deve sair hoje, programa apoia mulheres na política e o que Nelson Junior foi fazer em Brasília?

Congresso do PT: partido já tem uma secretaria e 4 subs

Definição de PT sobre Casagrande deve sair hoje

A cúpula nacional do PT deve definir nesta segunda-feira (27) – e comunicar o diretório estadual capixaba – se mantém a candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo ou se a retira para apoiar o governador Renato Casagrande (PSB) à reeleição.

Nos bastidores, a decisão já estaria tomada e caminharia para uma aliança com o governador, faltando apenas alinhar alguns detalhes com os petistas capixabas. Na semana passada, o deputado federal Zé Guimarães (PT-CE), que coordena os palanques regionais e faz parte do diretório nacional da legenda, já teria feito contato com alguns dirigentes petistas no Estado e comunicado sobre a possível decisão da Nacional.

Algo que precisa ser costurado é a questão da chapa majoritária. Apoiando Casagrande, o PT participaria da mesa das negociações, mas não há nenhum indicativo de que indicará o nome ao Senado ou a vice. O PT ajudaria na construção do plano de governo e na composição da equipe, em caso de reeleição do governador.

No último sábado (25), a coluna “De Olho no Poder” questionou à presidente do PT capixaba, Jackeline Rocha, sobre o impasse entre as duas legendas e Jackeline disse que não haveria novidades. “Mesmo cenário”, disse a presidente.

O Espírito Santo é um dos três estados onde a dobradinha PT-PSB ainda não está acertada – Rio Grande do Sul e São Paulo são os outros. O PT lançou a candidatura de Contarato que, segundo pesquisas já feitas no mercado, estaria empatada em segundo lugar com a do ex-deputado Carlos Manato (PL), atrás de Casagrande.

Hoje, o governador estará em Brasília e vai se reunir com a cúpula do seu partido para também tratar de questões envolvendo as eleições nos estados. Casagrande é secretário-geral do PSB. “A reunião é do núcleo da direção do PSB para tratar de todas essas questões relacionadas às campanhas de todos os estados”, disse ele ontem à coluna durante evento de entrega da 1ª etapa da Rodovia das Paneleiras.

***

Vereador de Cariacica se licencia para a campanha

O vereador de Cariacica André Lopes (PT) comunicou, na semana passada, à Câmara de Vereadores do município, seu pedido de licença do cargo para se dedicar à coordenação da campanha de Lula na cidade e também para disputar uma vaga à Assembleia.

“Quero ter a oportunidade, de forma mais enfática e permanente, de manter um processo de diálogo com os moradores, por isso coloquei o meu nome para construção de uma representação sólida da classe trabalhadora na Assembleia”, disse Lopes.

O suplente Ailton Lopes, que tem reduto em Flexal, vai assumir em seu lugar. A posse de Ailton está marcada para hoje, às 15 horas. Se Lopes for eleito deputado, Ailton fica de vez na Câmara. Do contrário, devolve a cadeira após a eleição.

***

O que o pastor Nelson Junior foi fazer em Brasília?

 

Na última quarta-feira (22), o pastor Nelson Júnior (Avante) esteve em Brasília com seu assessor e marqueteiro político Aldeci Carvalho. Ele teria ido à capital federal para se reunir com algumas lideranças políticas, mas a agenda foi mantida em sigilo.

“Estamos nos reunindo com algumas agendas estratégicas, que nesse momento não tornaremos públicas até terminarmos alguns alinhamentos”, disse Aldeci. O presidente do Avante no Estado, Marcelo Carone, também manteve o mistério: “Posso dizer que é uma agenda política, importante para o projeto, que Nelson Júnior foi convidado a ir até lá e que, como presidente do Avante no Espírito Santo, acredito muito no trabalho que estamos desenvolvendo”.

O Avante estava na base do governador, mas está se afastando. Marcel deixou o cargo que tinha na Casa Civil para ficar “livre” para negociar com outras legendas, uma vez que não teve por parte do governo abertura para negociar a possibilidade de Nelson Junior ser o nome ao Senado na chapa de Casagrande.

O partido tem conversado com algumas legendas, entre elas o União Brasil e o Republicanos. O presidente estadual do União e pré-candidato ao governo, deputado Felipe Rigoni, tem apreço por Nelson Junior e disse que já o convidou para uma composição: ser senador em sua chapa. Mas a reunião, em Brasília, não teria sido com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, segundo Rigoni.

De duas semanas para cá, Nelson também tem sido visto com lideranças do Republicanos e ganhou força nos bastidores que o partido poderia rifar a candidatura do ex-prefeito Sergio Meneguelli e apoiá-lo, o que algumas lideranças locais do Republicanos não admitem. Mas também não descartam.

A coluna questionou a assessoria do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, sobre uma possível agenda com o pastor Nelson em Brasília e a assessoria informou que não houve nenhum encontro entre os dois.

***

Elas no Poder

Após uma semana com tantos episódios tristes envolvendo mulheres, o Instituto Mulheres no Poder (IMP) lança, na próxima quarta-feira (29), das 15h às 20h, o programa “Elas no Poder” – o primeiro projeto capixaba para campanhas coletivas.

Um dos objetivos do instituto é apoiar candidaturas femininas para aumentar a representatividade e a participação de mulheres em espaços de poder. O IMP é suprapartidário e também auxilia os partidos na organização dos segmentos de mulheres de cada legenda. Na quarta, também serão apresentadas as 14 pré-candidatas apoiadas pelo programa.