Três pré-candidatos ao governo participam hoje de pelo menos um dos quatro eventos que envolvem a visita do presidente Bolsonaro ao Estado. A intenção é aparecer bem na fita e na foto, de olho nas eleições. Nos bastidores, a disputa é acirrada para conquistar o voto do eleitorado do Presidente.
O pré-candidato Carlos Manato (PL) é do partido do Presidente. Vai recepcioná-lo no aeroporto e participar do café da manhã que será realizado para ele e para mais 500 lideranças religiosas e políticas. Vai dar de presente ao Presidente o capacete personalizado que ele mandou fazer.
Essa semana Manato exibiu o primeiro vídeo que Bolsonaro fez em seu apoio. Embora o vídeo seja curto e o Presidente tenha economizado nas palavras, Manato disse que o apoio é pra valer e que Bolsonaro virá durante a campanha pedir voto para ele.
Do aeroporto, Manato vai seguir com a motociata e foi convidado para estar entre os sete motociclistas que farão o trajeto ao lado do Presidente. Também deve participar do encontro entre a motociata e a Marcha para Jesus na Praça do Papa, em Vitória.
Erick Musso, o pré-candidato do Republicanos, também estará presente. Vai recepcionar Bolsonaro no aeroporto e participar do café da manhã com lideranças. Também participa do evento na Praça do Papa, onde Bolsonaro deve discursar.
O Republicanos, que se autointitula o “verdadeiro partido conservador do Brasil”, quer não só herdar os votos do eleitorado bolsonarista como o apoio do Presidente também. Nos bastidores, há uma disputa velada entre Manato e Erick, que ganhou corpo após vir à tona que em alguns estados Republicanos e PL conversam para fechar uma aliança. Se a dobradinha ocorrer no Espírito Santo também, um deles terá de retirar a pré-candidatura ao governo.
Guerino Zanon, o pré-candidato do PSD, desde que começou a colocar o time em campo tem dito que é conservador, de direita e que vai votar em Bolsonaro, embora a cúpula nacional do seu partido não seja muito afeita ao Presidente. Ele também vai comparecer amanhã ao aeroporto para recepcionar o presidenciável e participar do café da manhã.
Nos bastidores, Guerino estaria se articulando nacionalmente para receber o apoio de partidos conservadores à sua pré-candidatura, entre eles o do PL. Porém, o presidente capixaba do PL, Magno Malta, descartou a retirada da candidatura de Manato.
Convite ao governador
O governador Renato Casagrande foi convidado, segundo organizadores da Marcha para Jesus, para participar do evento. Casagrande, porém, não irá porque vai participar da cerimônia em comemoração aos 160 anos de emancipação de Viana. A capital do Estado será transferida para o município e uma missa será celebrada. Segundo os organizadores da Marcha, Casagrande agradeceu o convite e repassou as “boas-vindas” ao presidente Bolsonaro.
Os demais pré-candidatos ao governo também não devem ir. A assessoria do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, de onde vai partir a Marcha para Jesus, disse que ele já tinha agendas marcadas e a assessoria do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse não saber se o prefeito iria se encontrar com o Presidente em algum momento. O nome de Pazolini, porém, consta no cerimonial da Presidência.
Outro que também não deve dar as caras em nenhum dos eventos é o pré-candidato ao Senado pelo Republicanos Serginho Meneguelli. Segundo sua assessoria, ele tem agendas marcadas para este sábado em Colatina.
***
Jair e os 7 motoqueiros
Além de Manato, Tenente Assis, pré-candidato a deputado federal pelo PTB, também foi escolhido para ser um dos sete motociclistas a irem ao lado do presidente Bolsonaro durante a motociata.
Outros representantes de motoclubes também irão. Magno Malta vai na garupa, por não saber pilotar. E o deputado Capitão Assumção também estava na lista para conseguir a vaga entre os sete.
***
De carona
O deputado Evair de Melo, vice-líder de Bolsonaro na Câmara Federal, vem de carona na comitiva presidencial. Na noite de ontem (22), ele gravou um vídeo na frente do Palácio do Planalto, afirmando que o avião com o Presidente decola às 8h de Brasília com chegada prevista ao Estado para às 9h20. Evair disse não saber se outros capixabas virão no avião com Bolsonaro, mas estava prevista a vinda da deputada federal Soraya Manato também. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também vem para os eventos.
***
Ué…
O carro de som que percorreu as ruas de Vitória durante toda a semana convidando para a Marcha para Jesus com Bolsonaro usou uma estratégia bastante inusitada para chamar a atenção das pessoas: além de colocar a introdução do Hino Nacional, a chamada também utiliza a vinheta do plantão da Globo – emissora que costuma ser alvo do ataque de bolsonaristas.
***
Aquecendo o mercado
O dono de uma loja de roupas femininas em Jardim Camburi, Vitória, vendeu todo seu estoque de blusas verdes nessa semana. “As de tom verde bandeira foram as primeiras a sair”, disse o lojista.
***
ponte fechada
Por conta da motociata e da Marcha para Jesus, a Terceira Ponte ficará fechada por nove horas (das 9h às 18h), em pleno sábado – dia de trabalho para muita gente. Além da Terceira Ponte, algumas ruas adjacentes, tanto em Vitória quanto em Vila Velha, também ficarão interditadas.