A candidata à vice-governadora na chapa de Audifax Barcelos (Rede), Tenente Andresa (SD), gravou um vídeo, e postou em suas redes sociais, respondendo à ação proposta pela coligação do candidato ao governo Carlos Manato (PL) à Justiça Eleitoral que pede a impugnação da sua candidatura.
No vídeo, com trilha sonora do Hino Nacional, ela mira Manato e diz que é alvo de uma ação machista do candidato. “Antes de iniciar a campanha, o candidato Manato prometeu colocar um militar em sua chapa. Visitou os quartéis, se comprometeu, mas não cumpriu. Traiu as corporações militares. E agora ele investe contra mim, que ele considera ser a parte mais fraca. Manato, o senhor está enganado, os tempos mudaram. Não vem dar uma de Tenório pra cima de mim, não. Que aqui não tem Maria Bruaca”, disse Andresa, referindo-se a personagens da novela global Pantanal.
E prossegue: “A minha candidatura está dentro da lei, o seu machismo é que já deveria ser sido impugnado. Por favor, sou mulher, sou mãe e sou militar. Me respeite”, disse a tenente.
Veja o vídeo:
A coligação de Manato entrou na Justiça pedindo a impugnação da candidatura de Andresa, alegando que ela estaria filiada ao MDB e ao Republicanos, antes de aceitar a indicação de ser vice de Audifax pelo partido Solidariedade.
Antes de ingressar na carreira militar, Andresa foi filiada ao MDB e não teria pedido a desfiliação, segundo a ação. Ela também foi lançada pelo Republicanos, na convenção do partido, para ser candidata à deputada estadual. Ao aceitar o convite para ser vice na chapa de Audifax, a tenente do Corpo de Bombeiros pediu à Justiça Eleitoral a renúncia da candidatura pelo Republicanos.
A defesa de Andresa afirma que a candidatura de Andresa está dentro da lei, que militar não pode ser filiado a partido nenhum e, quando a candidata ingressou na carreira militar, a filiação anterior se tornou nula automaticamente. A defesa também alega que, por ela ser militar, não se filiou ao Republicanos, que apenas foi indicada pelo partido, como acontece agora pelo Solidariedade. Que ela só será filiada à legenda caso Audifax ganhe a eleição e Andresa se torne vice-governadora.
Até a noite desta terça-feira (06), a candidatura de Tenente Andresa aguardava julgamento pela Justiça Eleitoral. Além dela, apenas a candidatura de Bruno Lourenço (PTB), vice na chapa de Manato (PL), também aguarda julgamento. Os outros candidatos a vice já foram deferidos.
Durante sabatina na rádio Jovem Pan News Vitória na semana passada, Audifax defendeu a legalidade da candidatura de sua vice. “Com todo o respeito ao candidato (Manato) e à coligação dele, mas eles erraram. Ela entrou com pedido na hora certa, o partido Republicanos aceitou a desfiliação, em momento algum recorreu”.
Na ocasião, Audifax também foi perguntado se essa investida de Manato contra sua vice atrapalharia a possibilidade dos dois (Audifax e Manato) caminharem juntos num eventual segundo turno. Ele desconversou e disse que não falaria sobre o futuro.
Manato e sua assessoria foram procurados para responder ao vídeo da tenente Andresa, mas não quiseram se manifestar a respeito.