Rombo nas contas do Estado está nas mãos da presidente

O Espírito Santo sofreu mais uma derrota nesta quarta-feira quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) considerou constitucional o projeto que reduz as alíquotas de ICMS e liquida o Fundap. O governador Renato Casagrande (PSB) prefere não fazer previsões sobre as chances do Estado em reverter as possíveis perdas e afirma que vai lutar até o último minuto. Já a deputada Rose de Freitas (PMDB) disse que só a presidente Dilma Roussef (PT) pode resolver o problema.

Esperança
Apesar de não declarar, Casagrande sabe que a tarefa não é fácil e vai tentar sensibilizar os senadores para evitar o prejuízo. O socialista disparou novas críticas ao Governo Federal, que vem se mostrando insensível ao problema. O jeito vai ser entregar nas mãos de Deus!

Manifestação
Os ânimos dos parlamentares capixabas estão exaltados em Brasília com a possibilidade do fim do Fundap. O senador Magno Malta (PR) não descartou novos protestos, inclusive com bloqueio de estradas federais para chamar atenção da presidente contra o que considerou “crime contra o Espírito Santo”.

Aliança verde
A pré-candidatura do deputado Sandro Locutor (PV), ao que tudo indica, vem ganhando musculatura. O verde está gastando sola de sapato (e olha que a campanha de fato nem começou ainda) para conversar com lideranças do PHS e PSDC para formação de alianças. Caso o apoio se confirme, o bloco terá cerca de 50 pré-candidatos a vereador no município. Locutor está ensaiando uma aproximação ainda com o PTdoB, PSB, PSDB, PRP, PRB e DEM.

Mais verde
O Partido Verde está rindo a toa. É que com o afastamento da vereadora Ozair Coutinho e a renúncia do presidente da Câmara de Aracruz, Ronaldo Modenesi, a sigla conquista a tão sonhada vaga no Legislativo municipal. Com a posse de Romildo Broetto, a legenda passa ter um representante na Casa de Leis pela primeira vez na história do município.

Alteração
A Câmara de Cariacica realizou eleição para o cargo de 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora, cargo que estava vago com o pedido de desligamento do Vereador José Geraldo Gabrielli (PT). O socialista Hélcio Menezes Couto foi eleito por aclamação para ocupar o cargo.