A festa do Rei Momo em Vitória, que começa na noite desta sexta-feira (02), vai contar com muitos foliões, escolas de samba que se prepararam por muitos meses para fazer bonito no Sambão do Povo e, claro, muita alegria.
É o fechamento das férias, a última extravagância para que o ano, enfim, comece de verdade, como diz um lema antigo. O Carnaval de Vitória é sinônimo de beleza, cultura e também de geração de renda e emprego. Há toda uma economia girando em torno da maior festa popular do País.
Mas o Carnaval também pode ser uma oportunidade de se aproximar e costurar contatos com muitas pessoas, ou melhor, com eleitores, principalmente se o folião é político e vai disputar as eleições deste ano.
Em ano eleitoral, todo ajuntamento acaba se tornando o espaço perfeito para marcar presença e, por que não dizer, cativar alguns votos. Ainda que esse não seja o objetivo principal de alguns, não se pode negar o velho ditado que diz: “quem não é visto, não é lembrado”.
Deputada e pré-candidata à prefeita de Vitória, Camila Valadão (Psol) vai maratonar na avenida. Ela desfila em quatro escolas de samba, a começar de hoje (sexta) e vai até domingo (4). Já com as fantasias na mão, ela desfila hoje na Imperatriz do Forte, amanhã na Piedade e na Chegou o que Faltava e, domingo, na Chega Mais.
Disposição ela diz que tem de sobra, que se preparou com caminhadas, exercícios físicos e compareceu aos ensaios e feijoadas promovidos pelas agremiações.
“A ideia é, para além de desfilar nessas escolas, prestigiar as demais escolas de samba do Carnaval capixaba. A gente vem contribuindo para fortalecer o Carnaval, não só incentivando, valorizando, mas também destinando emenda parlamentar, porque a gente entende a importância dessa que é a maior festa popular do nosso País”, disse Camila.
Quem também já ensaiou o samba para não fazer feio no Sambão do Povo é o deputado e também pré-candidato à Prefeitura de Vitória Mazinho dos Anjos (PSDB). Ele vai desfilar amanhã na Novo Império, onde é patrono, e que irá homenagear o município de Barra de São Francisco, reduto da família Dos Anjos e onde seu tio, o ex-deputado Enivaldo dos Anjos, é prefeito.
Enivaldo, que pode disputar a reeleição neste ano, também viria para Vitória e desfilaria. Mas, por conta de problemas de saúde, vai acompanhar o desfile e a homenagem pelas telas. Ele disse que Mazinho vai representá-lo com samba no pé.
Outro que vai desfilar também na Novo Império, na ala “Amigos da Escola”, é o ex-deputado e pré-candidato a prefeito da Capital Sergio Majeski. “Meu coração é dividido entre a Piedade e Novo Império, mas esse ano não vou na Piedade”, disse Majeski que expulsou do coração o ninho tucano e está de mudança para o PDT.
A vereadora Karla Coser (PT), que deve tentar a reeleição para a Câmara de Vitória, também vai desfilar, na Jucutuquara. Seu pai, o deputado João Coser, é o nome do PT para concorrer à Prefeitura de Vitória. Ele também deve comparecer ao sambão, mas para assistir o desfile.
Assim como ele, estão o ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB) e o deputado Tyago Hoffmann (PSB). Os dois também pretendem disputar a Prefeitura de Vitória em outubro e devem comparecer ao Sambão do Povo para acompanhar os desfiles. Mas, dos camarotes.
Devem cruzar com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que é o anfitrião da festa e vai abrir o Carnaval de Vitória nesta noite. Ele deve comparecer ao Sambão durante todo o final de semana e, sem dúvida alguma, disputar a reeleição em outubro.
Até o governador Renato Casagrande (PSB) que está com Covid, vai fazer o teste novamente amanhã para saber se está liberado para a folia. É capaz de aparecer no Sambão do Povo também.
É bom que os pré-candidatos aproveitem a folia do Carnaval e se divirtam porque depois, ao que tudo indica, a campanha eleitoral promete ser bastante acirrada, puxada, sem brechas para brincadeiras.
Ela também vai maratonar
Quem também promete aguentar o tranco dos desfiles é a deputada Iriny Lopes (PT) que vai marcar presença em três escolas do Carnaval de Vitória. São elas: São Torquato, Imperatriz do Forte e Piedade. Haja disposição!
Municípios na avenida
Não é só Barra de São Francisco que será homenageada por uma escola de samba. Com o samba-enredo “Viana, divinamente brasileira”, a Independente de Boa Vista vai exaltar o menor município da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Já a Mocidade Serrana não só vai homenagear o maior município do Estado, como também o prefeito, com o samba-enredo “Na terra do abacaxi, toquei com as mãos o Carnaval. O eldorado de Sérgio Vidigal”. O prefeito, porém, não vai desfilar.
A Unidos de Barreiros leva para o Sambão do Povo uma homenagem a Guarapari com o enredo: “Guarapari, o paraíso é aqui”. E a Independente de Eucalipto vai para a folia com o samba “Baixo Guandu, pelo mar e nos trilhos da economia o progresso se fez”.
LEIA TAMBÉM:
Com covid, Casagrande vai refazer teste para poder ir a Carnaval de Vitória