E a última semana desse mês longevo que foi janeiro balançou o mercado político. A começar com a eleição do Ministério Público. Na última segunda (29) terminou o prazo de inscrições para a formação da lista tríplice para a escolha do novo chefe do órgão. Seis candidatos se inscreveram: três da oposição e três do grupo que hoje comanda a instituição. A cúpula da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) rachou e não vai coesa para a disputa. A eleição é em março.
Já tem gente se movimentando para ser vice do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) nas eleições deste ano. Pazolini ainda não admitiu publicamente que irá disputar a reeleição, mas o empresário Du Kawasaki (PP) já deixou clara sua intenção de compor a chapa.
Essa semana também teve mudanças no secretariado estadual. Deixaram os cargos os secretários de Segurança, Alexandre Ramalho; e de Justiça, André Garcia. Ramalho saiu para cuidar dos seus projetos políticos e Garcia vai assumir posto no Ministério da Justiça, em Brasília.
Esses e outros assuntos estão num vídeo curtinho, o “De Olho no Resumão”, apresentado pela colunista política Fabi Tostes.
Assista aqui:
LEIA TAMBÉM:
Inscrições para eleição do MPES terminam hoje: quatro já estão no páreo
Seis candidatos, racha exposto e os bastidores de um dia tenso no Ministério Público
Empresário filiado ao PP se movimenta para ser vice de Pazolini em Vitória
Mudanças no secretariado podem impactar políticas de Segurança?
Três delegados são cotados para assumir a Secretaria de Segurança do ES
Carnaval pré-eleitoral: Pré-candidatos vão colocar o bloco na rua e cair na folia