O PSB de Viana marcou para amanhã (08) uma reunião entre seus filiados. O encontro será para debater o cenário político da cidade, dar um norte aos pré-candidatos a vereador, discutir assuntos internos da legenda, mas não só isso. O partido também vai tratar sobre sua participação na eleição e, principalmente, sobre a vaga de vice na chapa do atual prefeito, Wanderson Bueno (Podemos), à reeleição.
“PSB de Viana se reúne e abre debate sobre vice na chapa de Wanderson Bueno” é o título do comunicado recebido pela coluna, ontem (06), anunciando o evento, que deve contar com deputados e outras lideranças estaduais do partido.
Em Viana, o partido é comandado por Carlos Lopes, subsecretário estadual de Políticas sobre Drogas. Lopes já foi vice-prefeito de Viana, entre 2009 e 2012, e é um dos nomes cotados pelo partido para ser vice de Wanderson.
Outro nome ventilado é o do vereador Gilmar Mariano (PSB). Formado em Ciência Política, o vereador está em seu terceiro mandato – eleito três vezes pelo PSB – e já foi subsecretário de Esporte e Lazer no município.
Questionado se já teria sido acertado que o PSB faria a indicação de vice, Lopes disse que ainda não: “Ainda não está batido o martelo, mas lutaremos por isso”. Já sobre os nomes cotados para a vaga, não titubeou: “São nomes que o partido aposta, mas não tem favorito”, disse o dirigente.
O PSB, que já definiu o apoio ao prefeito Wanderson Bueno, faz parte da gestão com uma indicação no primeiro escalão: trata-se do secretário de Assistência Social, Gleydiston Mendes, que é filiado ao partido.
Da Ceturb para a Prefeitura de Cariacica
Em Cariacica, o PSB também está se articulando para ter a vice do prefeito Euclério Sampaio (MDB), que disputará a reeleição. O ex-deputado Marcos Bruno (PSB) deixou a presidência da Ceturb na terça-feira passada (30) e assumiu a Secretaria Extraordinária de Relações Comunitárias em Cariacica.
No lugar de Marcos Bruno entrou Marcelo Campos Antunes, funcionário de carreira do Estado e que estava à frente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP). Marcelo também já atuou como subsecretário na Secretaria de Controle e Transparência.
Segundo Marcos Bruno, sua ida para Cariacica foi alinhada com o Palácio Anchieta. “Vim pra ficar mais próximo da gestão num momento delicado. Ano de eleição e o prefeito não pode deixar cair o ritmo. Nosso movimento foi acordado com o governo estadual e estou feliz aqui”, disse.
O secretário evita cravar que seu nome seja cotado para a indicação de vice, até porque ele acabou de chegar na gestão e, para disputar o posto, teria de se desincompatibilizar no mês que vem – quatro meses antes do pleito e com apenas um mês à frente do novo cargo. Mas ele também não descarta a possibilidade.
“Não é a minha intenção (deixar o cargo em junho), assumi com o compromisso de ajudar a gestão. Essa decisão (de escolher o vice) é única e exclusiva do prefeito. Ele está bem avaliado e irá definir o que é melhor para ele e para a cidade. Estou no PSB que, além de mim, possui outros quadros. Se nos for dada essa missão (vice), vamos procurar ajudar da melhor forma possível. Mas, repito, nosso foco e compromisso hoje é contribuir com a gestão”.
Entre os “outros quadros” a que Bruno se refere, estariam o secretário extraordinário de Relações Políticas e presidente do PSB de Cariacica, Luiz Carlos Silverio Coutinho, mais conhecido como Índio; e a secretária de Governo, Shymenne Benevicto de Castro. Os dois e agora Marcos Bruno seriam os representantes do PSB na gestão Euclério.
Pleito do PSB
Numa entrevista que deu à coluna De Olho no Poder em agosto do ano passado, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, revelou qual seria a estratégia do partido na Grande Vitória.
Com exceção da Capital, onde o partido terá a candidatura própria a prefeito de Tyago Hoffmann, nos outros municípios, o PSB já tinha definido, desde o ano passado, que iria apoiar a reeleição dos prefeitos aliados. Mas, no intuito de também indicar o nome de vice nas chapas à reeleição.
“O PSB vai tentar ser vice do Arnaldinho, vamos buscar essa posição na Grande Vitória. Mas isso, lá na frente iremos conversar. Vamos tentar ser vice em Cariacica, na Serra e em Viana. Nós vamos tentar”, afirmou o socialista, na ocasião, e não há indícios de que tenha mudado de posição.
Prefeitos não garantem
Nenhum dos prefeitos pré-candidatos, porém, garantiu publicamente que esse posto será dado ao partido do governador. Embora nos bastidores muitas conversas estejam ocorrendo, anunciar o vice agora pode afastar outras siglas das negociações.
“Só vou escolher o vice no último minuto”, disse Euclério ao ser questionado pela coluna. Em Cariacica, não é só o PSB que quer indicar o vice do prefeito, PP e Republicanos também estão com o mesmo objetivo, o que deixa Euclério numa sinuca de bico daquelas para tratar do tema.
Já Arnaldinho Borgo, de Vila Velha, ainda não declarou oficialmente que é pré-candidato à reeleição e o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, não retornou aos contatos da coluna.
Em Vila Velha e Cariacica o cargo de vice terá um peso a mais nessa eleição. Isso porque, tanto Euclério quanto Arnaldinho estão com o nome ventilado para a disputa para o governo do Estado em 2026. O governador Renato Casagrande (PSB) não pode mais disputar a reeleição e terá de escolher um sucessor.
Se forem mesmo disputar, os dois vão precisar renunciar ao cargo de prefeito. E aí a gestão das duas prefeituras irá cair no colo dos vices. Não à toa que o posto está concorridíssimo.
>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
LEIA TAMBÉM:
PSB quer lugar de destaque nas chapas à reeleição da Grande Vitória