Mais um nome em Colatina, os cotados de Santa Leopoldina e o lançamento em Ibiraçu

Renata (ao centro, de amarelo) é a pré-candidata do Psol em Colatina

Mais uma pré-candidata na disputa por Colatina

A professora Renata Marquesini é a aposta do Psol para a disputa em Colatina. Licenciada em História e pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão e Proeja, Renata teve o nome definido pelo partido numa reunião da militância na segunda quinzena de abril.

Além dela, outros quatro pré-candidatos já estão em campo para concorrer: o prefeito Guerino Balestrassi (MDB), o ex-deputado Renzo Vasconcelos (PSD), o contador Luciano Merlo (PL) e o administrador Vinícius Bragatto (Novo).

O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) ainda não se definiu, mas disse, em entrevista para a coluna, que pode ser candidato.

Já o PT adiou para a semana que vem a decisão se terá ou não candidatura própria. Não houve consenso na reunião que ocorreu na última terça-feira (04). Um grupo quer lançar o ex-deputado Genivaldo Lievore (PT) e outro quer apoiar a reeleição do prefeito Guerino.

***

Três na disputa por Santa Leopoldina

Romero, Fernando e Vavá na disputa por Santa Leopoldina

Três nomes já despontam como cotados para a disputa à Prefeitura de Santa Leopoldina. São eles: o prefeito Romero Endringer (Podemos), o ex-subsecretário estadual de Turismo Fernando Rocha (PDT) e o ex-prefeito Vavá Coutinho (PSB).

Romero vai tentar a reeleição para o seu quarto mandato à frente do município. Além do seu partido, estaria bem próximo do PSD, Republicanos e do PSDB também. A vereadora Luzinete Leppaus (Republicanos) é a cotada para ser vice na chapa do prefeito.

Vavá, que na eleição de 2020 era o prefeito e tentava a reeleição – perdeu para Romero que conquistou 62,2% contra 37,7% de Vavá –, vai tentar retornar à prefeitura. Até o momento só conta com o seu partido, o PSB, no apoio para a disputa.

Já Fernando, tem ao seu lado, além do PDT, o PP e o PRD e já está se reunindo nas comunidades para ouvir as demandas e montar o plano de governo. Nos bastidores, há quem aposte que Vavá e Fernando podem caminhar juntos na eleição. A conferir.

***

Deputado confirma pré-candidatura em Linhares

Lucas Scaramussa / crédito: Lucas Costa/Ales

O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) confirmou nessa semana sua pré-candidatura à Prefeitura de Linhares. A coluna já tinha noticiado que ele era um dos cotados para disputar o maior município do Norte do Estado. Lucas conta com o apoio do PSB, União Brasil, PRD e do PSDB.

Além de Lucas, estão no jogo: o atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos); o ex-deputado federal José Carlos Elias (PT) e o produtor rural Maurinho Rossoni (PL).

O ex-deputado Luiz Durão (PDT) ainda é uma incógnita, embora o partido aposte nele: “Luiz Durão seria essencial para o partido, que conta com ele. Estamos insistindo para ele ser candidato”, disse o presidente estadual do PDT, Eduardo Vidigal. Durão faz parte da cúpula estadual do partido e não estaria muito disposto a enfrentar as urnas nesse ano.

***

Neto Barros deixa o governo para ser candidato

Neto Barros

O subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia, Neto Barros (PP), deixou a pasta no Governo do Estado para disputar a Prefeitura de Baixo Guandu, onde ele já foi prefeito por dois mandatos.

A exoneração a pedido do subsecretário segue determinação da legislação que aponta o prazo final de desincompatibilização de quatro meses antes das eleições para secretários e subsecretários que queiram disputar os cargos de prefeitos e vices.

Até o ano passado, Neto estava no comando do PCdoB do Estado, mas deu uma guinada na visão política. Chegou a tentar entrar no Republicanos – partido conservador e de direita. Porém, teve de desistir da filiação após enfrentar resistência interna de militantes do partido.

***

Vereadora é a aposta do PSB em Ibiraçu

Valéria Rosalém

O PSB lançou a pré-candidatura da vereadora Valéria Rosalém à Prefeitura de Ibiraçu. O evento ocorreu nessa semana, no Casarão da Estância Califórnia, e contou com cerca de 200 pessoas, entre elas, a secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes (PSB), e o secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União).

Valéria é psicóloga, já atuou como secretária de Educação e de Assistência Social e foi a vereadora mais votada da Câmara de Ibiraçu em 2020. Ela é oposição à atual gestão.

***

 

Plataforma para construir plano de governo em Anchieta

Renato Lorencini

O vereador de Anchieta Renato Lorencini (União), que é pré-candidato a prefeito do município, lançou a plataforma “Viver Anchieta” para receber sugestões dos eleitores do município. A plataforma vai ajudar a construir o plano de governo do pré-candidato.

Além da plataforma, Renato iniciou também reuniões e encontros nas comunidades. “Queremos construir um plano de governo que reflita as necessidades e anseios reais da população”, disse o vereador.