Eleitor manda recado nas urnas e mostra que quer renovação

Pegando carona no jingle do candidato a prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS), o eleitor de forma geral deu seu recado nas urnas. Menos da metade dos prefeitos que disputaram à reeleição conseguiram se manter no cargo. O reflexo da insatisfação dos capixabas também pode ser observado na renovação dos vereadores nas câmaras municipais. Na Serra, por exemplo, foi o Legislativo que mais houve mudanças no quadro. Do total de 23 vereadores, apenas três foram reeleitos para o próximo mandato.

Vitória
Independente do resultado do segundo turno, o deputado Luciano Rezende já sai como vitorioso nas eleições de Vitória. Ele acabou perdendo o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) para seu adversário Luiz Paulo (PSDB) para sua campanha, teve dificuldades de formar alianças e era o segundo lugar nas pesquisas. No entanto, deu a volta por cima e passou na frente de Luiz Paulo quando tucanos já comemoravam uma vitória no primeiro turno.

Derrota I
Os prefeitos de Cariacica, Hélder Salomão (PT), e de Vitória, João Coser (PT), mostraram nas urnas que suas administrações não estão bem avaliadas. Os dois não conseguiram eleger seus sucessores. E pior, seus candidatos, Lúcia Dornellas (PT) e Iriny Lopes (PT), respectivamente, amargaram um terceiro lugar nas urnas.

Derrota II
Nem com o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), conseguiu se eleger. Apesar de ter sido derrotado pelo pedetista Nozinho Correa, dizem que Guerino perdeu a eleição para a própria arrogância em comandar o Executivo. Nenhum dos seus assessores, por exemplo, quiseram trabalhar em sua campanha. Seu capital político vem diminuindo desde que deixou à Assembleia Legislativa.

Insatisfação
O analista político Fernando Pignaton tem uma explicação para a insatisfação da população revelada nas urnas. Segundo ele, o descrédito nos políticos por conta do Mensalão acabou respingando em todos os candidatos. E aqui no Espírito Santo esse fator foi acentuado ainda pelo cansaço do eleitor com a geopolítica, uma forma de manipular o resultado da eleição por meio de acordos políticos. “O eleitor mandou o recado e disse que quem manda na eleição é ele”.

Credibilidade
A eleição deste ano serviu para mostrar que pesquisas eleitorais apontam apenas uma tendência. Em Vitória, Cariacica e Vila Velha os resultados dos levantamentos foram bem diferentes do que os divulgados nas urnas. No entanto, o Instituto FlexConsult conseguiu acertar o resultado em Águia Branca e Guaçui.