Primeiro debate em Vitória dá tom de como será segundo turno

A Rádio Vitória realizou o primeiro debate com os candidatos Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), ambos disputando o segundo turno pela prefeitura de Vitória. Se analisar pelo tom do confronto, a campanha nos próximos dias vai pegar fogo. Durante o debate, não faltaram provocações e troca de farpas entre os adversários. Frases do tipo “Acho que você é muito agressivo, muito rude (de Luiz Paulo para Luciano) e “Eu peço que se acalme (…) você não me acompanha e não está em Vitória, só veio agora para disputar a eleição” (de Luciano para Luiz Paulo) foram apenas algumas das proferidas pelos candidatos.

Acusação
No final do segundo bloco do debate, Luciano acusou Luiz Paulo de agredi-lo com insultos e distribuição de panfletos contra sua campanha, além de contratar “empresa clandestina que ligava para a casa das pessoas”. O deputado provocou o tucano e pediu para que o discurso de calma também seja usado durante sua campanha no primeiro turno.

Troca de comando
O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), que concorre à reeleição no segundo turno contra o deputado Rodney Miranda (DEM), vai tirar férias do cargo para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Já a partir da próxima segunda-feira quem assume o cargo interinamente é o vice-prefeito Marcos Rodrigues.

Esclarecimento I
Apesar de pessoas ligadas ao deputado Rodney Miranda terem confirmado, o presidente do PSOL de Vila Velha, Alan Mello, desmente a afirmação de que militantes ou candidatos a vereador estiveram presente em reunião realizada pelo democrata.

Esclarecimento II
O presidente municipal do PTN, Hudson Leal, entrou em contato com a Coluna para esclarecer que não sinalizou apoio à candidatura do prefeito Neucimar Fraga. Ele diz que também vai ouvir o deputado Rodney Miranda e só após as conversas o partido vai definir com quem vai caminhar no segundo turno.

Estratégia
Nos próximos dias, o governador Renato Casagrande já deve começar a se reunir com os prefeitos que foram eleitos nas eleições municipais. Na pauta do encontro serão discutidas ações para evitar perdas maiores com o fim das receitas do Fundap e alternativas para continuar os investimentos.