Sueli Vidigal deve se despedir da Câmara em 2014

Depois amargar uma derrota nas urnas para seu desafeto político, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), que prometeu voltar a atuar como médico, não deve ficar muito tempo dentro do consultório. Circula nos bastidores políticos a informação que ele deve disputar uma das vagas para deputado federal em 2014. Com isso, sua mulher, a deputada Sueli Vidigal (PDT), não deve concorrer a mais um mandato. Até porque a primeira-dama da Serra responde a processos na Justiça, o que pode deixá-la inelegível.

Estratégia
A eleição de 2012 acabou, mas o PDT já está se articulando para o pleito de 2014. Entre as táticas do partido é aumentar o número de deputados federais e eleger pelo menos um parlamentar do sul e outro do noroeste capixaba. O mais cotado é o deputado estadual Da Vitória (PDT), que apesar de não ter sido eleito para prefeito de Colatina, saiu das últimas eleições com uma boa quantidade de votos.

Transição
O prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), promete encontro com os vereadores eleitos para iniciar o estreitamento entre Câmara e Executivo. No entanto, Luciano afirma que vai respeitar a independência dos poderes. “Vou falar pouco e ouvir mais”.

Diálogo I
Pelo que tudo indica, a relação entre Luciano e os novos vereadores será bem tranquila. Nesta segunda-feira, por exemplo, durante o anúncio da equipe de transição, muitos deles estavam lá, entre eles, Max da Mata (PSD), Serjão (PSB), Zezito Maio (PMDB) e Fabrício Gandini (PPS).

Diálogo II
A participação do secretário de Planejamento, Robson Leite, na equipe de transição de Luciano mostra que tanto o governador Renato Casagrande (PPS) quando o novo prefeito vão trabalhar em conjunto no próximo mandato. Além disso, pode simbolizar uma reaproximação de Luciano com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), já que Robinho, como é conhecido no meio político, é um dos principais aliados do peemedebista.

Limpeza
Termina nesta terça-feira (6) o prazo para que os candidatos que disputaram eleição do primeiro turno removam a propaganda eleitoral espalhadas pelas ruas da cidade. Placas, banners e faixas devem ser removidos. A expectativa é que a Lei seja cumprida e a cidade fique livre dessa poluição visual provocada pelo último pleito.

Crescimento
Depois que o PRB saiu dos domínios do senador Magno Malta (PR) o partido registrou crescimento nas últimas eleições. segundo o presidente da sigla, Fernando Mendes, saiu de nove vereadores para 22 em todo o Espírito Santo. Além disso, a legenda conseguiu dois importantes cargos de vice-prefeito. Um em Vila Velha e outro em Cariacica.