Eleição indefinida em Guarapari. Até quando?

Passados mais de 15 dias da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o registro do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS), o município ainda vive a incerteza de quando será realizada a nova eleição na cidade. É que o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) ainda não recebeu o comunicado oficial do TSE e com isso não pode se preparar para realizar o pleito. A demora já virou até piada.

Atraso
Em plena era da tecnologia, chama atenção de como uma decisão pode demorar tanto para ser entregue. Nos corredores do TRE-ES dizem que se a ministra Carmem Lucia pegasse o documento e trouxesse pessoalmente seria mais rápido do que aguardá-lo pelos meios tradicionais. Parece piada, mas até que poderia ser mais rápido mesmo.

Enquanto isso…
Aumenta a expectativa sobre a eleição na Câmara de Guarapari. O presidente que será eleito na manhã do primeiro dia de 2013 vai assumir automaticamente a prefeitura, já que com o atraso para definir o processo eleitoral, a cidade não pode ficar sem prefeito. Os vereadores devem até maneirar nas comemorações do réveillon para estarem todos prontos para o grande dia.

Eleição no PMDB
Marcada para dia 20 de dezembro, a eleição para a executiva estadual do PMDB pode não ser realizada em clima de Natal. É que a disputa promete ser acirrada. Atualmente sob o comando de aliados do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), há rumores que uma parte do partido, ligada principalmente à deputada Rose de Freitas, pretende embarcar na onda da mudança e tentar eleger um líder fora dos domínios de Hartung.

Samba garantido
O prefeito eleito Luciano Rezende (PPS) não tem a mesma fama de boêmio do ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas, seu adversário nas últimas eleições. Mas apesar disso, os capixabas podem ficar tranquilos porque se depender dele o investimento no carnaval de Vitória está garantido pelo menos pelos próximos quatro anos. Ele já até se reuniu com representantes da Liga para discutir o assunto.

Diálogo
Na próxima terça-feira (20), Luciano já dá início a uma das suas primeiras promessas de campanha. Seu “gabinete itinerante”. A ideia é ouvir os moradores de todas as regiões e ouvir os problemas da comunidade. O primeiro bairro a receber o programa é Jardim Camburi. A ação se repete nas próximas semanas.