Mannato quer “paternidade” de projeto que acaba com 14º e 15º

Na última quarta-feira, a Câmara decidiu acabar com o 14º e 15º salário dos parlamentares. A proposta foi apresentada pela então senadora e agora ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. No entanto, o deputado federal Carlos Mannato (PDT) diz que é o pai da matéria. Segundo o pedetista, ele foi o primeiro requerer o fim do benefício, mas acabou “perdendo o filho” após aceitar a incorporação do seu projeto ao de Gleisi. “Parte dessa Lei é minha”, diz o parlamentar tentando reaver sua “paternidade”.

Especulação
Enquanto o prefeito eleito de Guarapari, Orly Gomes (DEM), não anuncia sua equipe de Governo, cresce a especulação em torno dos nomes do futuro secretariado. Entre os cotados está a ex-candidata a prefeita da cidade, Beth Hadad. Rumores apontam que ela pode ser titular da secretaria de Ação Social. Dia desses o coordenador de campanha do prefeito, Wendel Lima, teria sido visto fazendo uma visita a Beth Hadad. Parece que a conversa está sendo bem afinada!

Fortalecimento
A senadora capixaba Ana Rita (PT) ganhou força nesta quinta-feira no Senado. Ela foi eleita presidente da comissão de Direitos Humanos e Legislação da Casa. A petista é a primeira mulher a presidir a CDH e já começou a traçar as metas do seu mandato.

Será que fica?
Ana Rita, que entrou no senador na vaga deixada pelo governador Renato Casagrande (PSB), pelo visto já começou a tomar gosto pelo Senado. Ela mesmo já declarou que não descarta concorrer à reeleição em 2014. O problema é que o ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), é o preferido do partido para a disputa.

O futuro já começou
Secretários e presidentes de autarquias do Governo do Estado já têm compromisso extra para a próxima sexta-feira e sábado. Eles assistirão palestra do professor da Fundação Dom Cabral Paulo Vicente dos Santos com o tema “Pensamentos e Reflexões sobre o Futuro”. O governador Renato Casagrande também vai passar por lá para fazer uma reflexão sobre o assunto.

Poluição
Na próxima terça-feira (5), às 14 horas, representantes da Vale e da ArcelorMittal vão participar da reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) Respira Vitória, que acontece na Câmara de Vitória. O debate, liderado pelo vereador Serjão (PSB), promete ser polêmico, já que o encontro irá discutir a emissão de poluentes em Vitória.