No final do mês, o Tribunal de Contas do Espírito Santo deve abrir vaga para substituir o conselheiro Marcos Madureira, que deixa a corte para se aposentar. Na Assembleia Legislativa já são cinco candidatos de olho na vaga. Entre eles, o deputado Claudio Vereza (PT). Embora haja especulação de que o indicado será o secretário da Casa Civil, Luiz Ciciliotti, a cúpula petista, que ainda tem um certo prestígio junto ao Governo do Estado, já entrou em campo para tentar mudar os rumos das especulações e confirmar Vereza no cargo.
Presente
Os que defendem que o petista seja indicado para o cargo, alegam que seria uma forma de dar uma espécie de presente ao parlamentar devido aos seus serviços prestados à sociedade. Foi ele, por exemplo, quem conduziu a Assembleia no resgate da credibilidade do Legislativo em um momento em que o Estado enfrentava os desmandos do crime organizado.
Pedido
Diante desse cenário, os petistas acham que, além do perfil técnico, Vereza reúne as melhores condições para ser o novo conselheiro do TCES. O pedido da cúpula do PT já foi feito ao governador Renato Casagrande (PSB), que teria sinalizado ver com bons olhos a indicação. O martelo, no entanto, ainda não foi batido.
Infraestrutura
O presidente da Findes, Marcos Guerra, tem sido visto com frequência, em Brasília. A mais recente visita aconteceu durante um encontro do governador Renato Casagrande (PSB) e a bancada capixaba. Na pauta da reunião, a modernização das BR-101 e BR-262, além da rodovia do Contorno e de uma nova estrada federal ligando o Vale do Jequitinhonha e o litoral norte do Estado. Segundo Guerra, o investimento vai dar mais competitividade à indústria capixaba.
Verdade
A Comissão estadual da Memória e Verdade aprovou seu regimento interno de trabalho e decidiu que o nome da comissão será Orlando Bonfim, um dos desaparecidos políticos mais conhecidos do Estado e que também atuou no meio político nacional. O coordenador será o advogado Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da OAB capixaba.
Seis anos do Folha Vitória
“Acompanho o Jornal Folha Vitória desde o seu lançamento, há seis anos, e me sinto confortável em afirmar que os capixabas estão recebendo informação de qualidade por meio do portal. O Folha Vitória é feito por profissionais capacitados, que trazem informações de várias áreas, principalmente Economia, Polícia e Política. O jornal já nasceu com sucesso e se estabilizou no mercado, pois rapidamente teve uma aceitação dos leitores que o acompanham até hoje. Prefeito de Vitória, Luciano Rezende.