Desde que assumiu a presidência da República, embora tenha sido derrotada no Espírito Santo, a petista Dilma Rousseff ainda não pôs os pés solo capixaba. A visita, no entanto, pode acontecer até o final deste mês, quando serão concluídas as obras de ampliação e modernização do Porto de Vitória. O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque, está confiante que ela vem para a inauguração oficial. Atualmente o terminal passa por um processo de dragagem e derrocagem para poder receber navios de grande porte. A expectativa é de que as obras acabem até o final do ano.
Especulação
O possível rompimento entre o PT e PSB, que pode acontecer caso o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), decida disputar a presidência da República, criou especulações sobre uma possível aproximação maior do PSDB do Palácio Anchieta.
Contra o PT
O presidente do PSDB capixaba, deputado federal Cesar Colnago, afastou os rumores de que o partido poderia indicar um nome para ser vice na chapa do governador Renato Casagrande (PSB). Segundo ele, é prematuro discutir esse assunto agora, mas que o foco é fortalecer chapa para Câmara Federal e ampliar o número de cadeiras na Assembleia Legislativa. O que passar disso é mera especulação, disse o tucano.
Justiça para o povo I
Nesta segunda-feira (10), será lançado o projeto Caravana da Justiça. A iniciativa é do presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e vai levar para municípios de nove regiões do Estado mutirões para resolver problemas da população relacionados a processos nas áreas de família, criminal e cível.
Justiça para o povo II
Além dos mutirões, a Caravana da Justiça vai ouvir sugestões para a elaboração do orçamento do Judiciário para o próximo ano. As comarcas que vão receber a iniciativa são Venda Nova do Imigrante, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Vitória, Nova Venécia, São Mateus, Linhares, Colatina. As datas variam de 17 de junho até 16 de julho.
Leitura
O vereador de Vitória, presidente da comissão de Educação da Câmara, Luiz Emanuel (PSDB), e o diretor do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, se reuniram durante a semana para discutir assuntos ligados à próxima Bienal capixaba do Livro, que será realizada entre os dias 3 e 13 de outubro, no estacionamento do Shopping Vitória.