Propaganda antecipada na mira da Justiça eleitoral capixaba

Quem acompanha os programas partidários na televisão às vezes fica até confuso se a campanha eleitoral já está nas ruas. Muitos aproveitam desse espaço gratuito para fazer suas propagandas. Mas a Procuradoria Regional Eleitoral do Espírito Santo já está de olho na TV e na internet. O órgão já enviou recomendação aos partidos para que não promovam qualquer forma de publicidade que contenha imagens, nomes, slogans, ou qualquer mensagem subliminar divulgando pretensos candidatos às Eleições de 2014.

Internet
Com cada vez mais pessoas aderindo às redes sociais, a Internet virou um território propenso à propaganda antecipada. Mas a orientação do procurador Regional Eleitoral, Flávio Bhering Leite Praça, é que o cidadão fique atendo a esse tipo de prática e denuncie o abuso.

Condenação
Caso seja comprovada a campanha eleitoral antecipada na Internet, os partidos podem ser responsabilizados com pagamento de multas. Já na televisão, o órgão já solicitou todos os programas para analisar a prática de propaganda antecipada.

Enquadrado
Mesmo faltando mais de um ano para as eleições, já há candidatos fazendo propaganda no Estado. Duas ações já foram protocoladas. Uma delas foi feita pelo Facebook, site e radioweb. O acusado pagou multa de R$ 5 mil. Outro caso também foi de propaganda pelas redes sociais. O candidato teve que retirar a propaganda sob pena de pagar multa de R$ 2 mil. A Justiça está de olho.

Manifestação
Um dia após o protesto em Vitória, que terminou em quebra-quebra de prédios públicos, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa ainda não têm dimensão dos prejuízos causados pelos ataques dos vândalos. O secretário de Segurança do Estado, André Garcia, acompanhou toda a movimentação do conflito pela Rede Vitória e elogiou a cobertura da equipe de jornalismo da empresa.

De surpresa
O novo presidente do PSDC no Espírito Santo, Flaminio Grillo, disse que foi pego de surpresa com a decisão do TRE-ES de suspender o fundo partidário da legenda por irregularidades na apresentação das contas referente à campanha de 2010. O dirigente afirmou que assumiu a sigla há três dias e que vai providenciar a documentação necessária para regularização da sigla.