Em momentos de crise financeira, queda na arrecadação e dívidas herdadas da administração anterior, a festa em comemoração aos 123 anos de emancipação política de Cariacica será bem mais modesta. Apesar de o evento contar com vários shows musicais, inclusive do cantor Péricles e grandes nomes da música gospel, o prefeito Geraldo Luzia, o Juninho, mandou fechar as torneiras. Segundo ele, a festa está sendo feita com metade do que foi gasto no ano passado na administração do ex-prefeito Helder Salomão (PT). A solução encontrada para não deixar os moradores sem festa foi contar com a ajuda da iniciativa privada.
Protesto anunciado
O senador Magno Malta (PR) foi à tribuna do Senado para comentar a onda de protesto que toma conta do país, inclusive no Espírito Santo. O movimento, que começou por conta do aumento na passagem, poderia ser evitado, segundo o republicano, se os governos estaduais e municipais tivessem colocado em prática as medidas provisórias da União que desonerava o setor de transportes. Ao invés de baixar, o preço aumentou, protestou o parlamentar.
Concorrida
A cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas talvez nunca tenha sido tão disputada. Ao todo, são 22 candidatos concorrendo à função deixada pelo conselheiro Marcos Madureira, aposentado compulsoriamente. O assunto já virou piada e dizem que a vaga está mais concorrida do que muito vestibular por ai. Faz sentido.
Surpresa
A entrada do deputado estadual Paulo Roberto (PMDB) na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo pegou todo mundo de surpresa. Ele, que em nenhum momento chegou a ser cotado para a vaga, deixou para se inscrever na reta final do campeonato.
Estratégia
O curioso é que Paulo Roberto é do mesmo partido do deputado Sérgio Borges (PMDB) e sua entrada na disputa levantou a possibilidade de uma eventual retirada da candidatura de Borges, já que, apesar de favorito, ele responde a processo de improbidade administrativa e sua indicação poderia sinalizar um retrocesso ao novo momento que vive a corte.
Em Brasília
Durante discurso em rede nacional, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), afirmou que vai convidar os governadores dos principais estados brasileiros para um grande pacto pela melhoria dos serviços públicos. Em Vitória, mais de 100 mil capixabas foram às ruas mostrar sua indignação contra o sistema e, por isso, o governador Renato Casagrande (PSB) pode ser um dos convidados para reunião com a presidente.
Tribunal de Contas, aposentadoria de deputados cansados.