Devido às cenas de selvageria e vandalismo que vem tomando conta dos protestos na Grande Vitória, a orientação de lideranças políticas é de que a sociedade pacífica pense duas vezes antes de sair de casa para participar dos protestos. Embora não declarem o pedido claramente para que as pessoas evitem participar do ato, o sentimento é de que por conta da descaracterização do movimento, há riscos contra a própria vida do cidadão, já que com os presos no último protesto foi encontrado um verdadeiro arsenal, inclusive armas e bombas caseiras. Vale a pena repensar o atual momento que o Estado vive.
Ataque à democracia
A manifestação que aconteceu na última quarta-feira (26) deixou um rastro de destruição na cidade. Para o secretário de Segurança, André Garcia, os atos de vandalismo e saques promovidos por cerca de mil baderneiros foram um ataque ao Estado. Segundo ele, os protestos estão servindo de escudos para que criminosos possam agir com mais liberdade.
Reflexão
Apesar de não pedir claramente para a população ficar em casa e evitar os protestos, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), declarou que as pessoas devem refletir se vale a pena sair de casa e correr o risco de vida. Segundo o socialista, esses criminosos estão indo para as ruas armadas e dispostas a cometer vandalismo e depredação contra o patrimônio público e privado.
Trégua
Em entrevista coletiva, Casagrande afirmou que o momento agora é de trégua para que essa energia do protesto pacífico das ruas não seja desperdiçada. Para o governador, a hora é de conversar e discutir as reivindicações para que o protesto não perca seu objetivo legítimo.
Afastado do cargo
Após denúncia exclusiva da TV Vitória, o vereador de Vila Velha Almir Neres (PSD) foi afastado das funções pela Justiça. O parlamentar é acusado de Rachid e se apropriar indevidamente do salário de uma das funcionárias. Imagens obtidas pela reportagem mostram o próprio parlamentar sacando o salário da servidora em uma agência bancária.
Investimentos
Ao anunciar investimentos para obras de mobilidade urbana na Grande Vitória e no interior do Estado, Casagrande demonstrou alguns momentos de bom humor, mesmo em meio aos conflitos vividos no Estado. Chegou a brincar com os deputados Luiza Toledo (PMDB) e Claudio Vereza (PT). Ele parou seu discurso para elogiar a peemedebista, que chegou bonita e muito bela. Disse que não poderia destinar o mesmo elogio ao petista, que também chegou atrasado ao evento.
Tenho vergonha da imprensa capixaba. Muita vergonha. Totalmente vendida.