Nem mesmo o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), do prefeito de Vitória, João Coser (PT) e do governador eleito Renato Casagrande (PSB) foi capaz de eleger a ex-ministra Dilma Roussef (PT) para presidente no Espírito Santo. O massacre imposto pelo tucano José Serra (PSDB) foi evidenciado principalmente em redutos eleitorais petistas, como Colatina, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. A derrota de Dilma foi também registrada em Vila Velha, onde o PT tem fortes ambições nas eleições de 2012.
Explicação
Segundo o cientista político Fernando Pignaton, a vitória de Serra no Estado mostra que os capixabas não andam nada satisfeitos com a administração do Governo Federal. Essa insatisfação é motivada principalmente pela falta de recursos destinados aos capixabas para obras importantes como duplicação de BRs e ampliação do aeroporto de Vitória.
No sal
Se depender do bom humor dos capixabas, Casagrande vai ficar no sal com a eleição de Dilma. Na internet, disseram que ao abraçar o socialista a nova presidente teria dito em seu ouvido: nem vem que eu perdi no Espírito Santo. Esquece os royalties. É gente que perde o amigo, mas não perde a piada!
Comemoração
O vereador de Vitória Zezito Maio (PMDB), conhecido pelo jeito espirituoso, também não perdeu a chance de fazer graça com o resultado das urnas. Disse que o domingo foi o DilmaDay, dia da vitória. Já nesta terça-feira (2) será o SerraDay, Dia de Finados.
Vale tudo
O senador Magno Malta (PR) roubou a cena durante discurso da presidente eleita Dilma Roussef (PT). O republicano foi o principal papagaio de pirata e ficou atrás da petista durante todo seu pronunciamento. No Twitter, os internautas não perdoaram e dispararam várias críticas pela Internet.
Tropical
Com as altas temperaturas registradas durante as eleições no último domingo, teve mesário que aboliu a calça comprida e o tênis. Em uma seção eleitoral de Vila Velha, o cidadão foi trabalhar de bermuda e chinelo. Com o horário de verão dava para ele sair de lá e ir direto para a praia…!
José Serra ganhou aqui no ES por 0,7 pontos percentuais de diferença, portanto foi uma disputa apertadíssima. De onde o colunista tirou “O massacre imposto pelo tucano José Serra […]”?
Essa é a melhor coluna política do Espírito Santo. Parabéns!!!!
Com certeza o PT vai ter que repensar suas gestões, o tal ‘jeito petista de governar ” foi avaliado nesta eleição e o resultado ta aí. Mas podemos avaliar também em relação ao Brasil, são 8 anos de massacre ao PSDB com Lula e agora mais 4 com uma mulher. Aproveito pra cobrar do Estado as obras sociais prometidas, Dório Silva 4 anos de reforma, ponte que liga Santo Antonio a Porto Santana/Cariacica, os presídios, o Hospital São Lucas, são 8 anos de PH, hummmmmmmm a tá por isso também que Dilma foi “mal votada” né?
essa análise do cientista político é precipatada e não corresponde a realidade. Temos que analisar esse resultado de muitos diversos prismas e não só a questão partidária. Além do mais a diferença foi muito pequena para se afirmar isso. Existiram diversos fatores que influenciaram esta eleição de presidente, não só aqui no ES mas em outros estados. Questõe sreligiosas, boatos e tantos outros. Não sei de onde esses “cientiastas políticos” saem. Mas analisar o resultado apenas pela resposta do Gov. Federal no Estado é uma visão simplista. Se fosse assim a Dilma teria ganho de lavada, pois nunca um governo Federal voltou tanto os olhos para o ES como o Lula.
Não vejo tão claramente este fator como apontado hoje na coluna. Acredito que o grande termômetro de avaliação é analisar a votação para deputado estadual. É nela que se encontram os candidatos apoiados diretamente pelos prefeitos e os mais próximos dos eleitores. Olhando este quesito, penso que sua análise fica toda comprometida.
Em Cariacica, Lúcia Dornelas foi a mais votadal, Em Colatina, Genivaldo Liêvore (PT) foi o mais votado da cidade e ainda por cima com apoio do principal nome do PSDB da cidade (Serginho menegueli). Em Vitória, a maior votação de legenda e votos nominais foram para candidatos do PT, em Cachoeiro, as razões são outras, O Prefeito está tendo problemas de governabilidade com sua base que por sinal, depois do Ferraço, foi muito bem votada.
e outra, 0,7% não é uma vitória massacrante…..
vitória massacrante foi a de FHC em 1994 sobre Lula no ES.
Você deve se lembrar, que historicamente, o PT, sempre teve dificuldades grandes no Espírito Santo. Nosso estado é um pouco conservador. O Anti-petismo não é uma novidade. Busque em seus arquivos as votações de Lula em 1990 e 1994. Em 1994 para você ter uma idéia, FHC teve o dobro de votos de Lula. O eleitor capixaba sempre teve resistência ao PT e isso não é de hoje.
A velha questão é a do personalismo presente em nossas eleições. Se o presidente Lula fosse candidato mais uma vez, certamente não teria dificuldades em se eleger, e isso não tem nada a ver com ser anti-PT.
Veja também que os eleitores brasileiros, (isso é constatado em vários estudos da academia), não tem um grau de sofisticação suficiente para entender e associar questões ideológicas nacionais com as questões locais. O que as pesquisas indicam é que geralmente a nível local votamos no mais próximo, independente de cor partidária, e a nível nacional, aquele que vai salvar o país sem fazer qualquer uma relação de governabilidade entre os dois atores.
Quem é Dilma!? Os capixabas sabem muito bem, como este estado e excluido pelo PT do MAPA do BRASIL! Até no Horário eleitoral da Dilma, nas obras do emPAC só existiam no sudeste Minas, Rio e São Paulo.
PT nunaca Mais!!!!!!!!!!!!!!!!
Na propaganda política do emPAC da Dilma, o Espirito Santo nem foi mencionado na realizações de obras da região Sudeste! Agora vamos vê como é que fica, com DILULA. Como diz TIRIRICA, Pior que tá não fica! Estaremos abrindo olhos dos Capixabas, como aconteceu nesta eleições .
É um pensamento muito simplista achar que a vitória do Serra no estado por uma diferença tão pequena se deve ao descontentamento dos capixabas com o governo Lula ou até como já ouvi, achar que seja a força dos evangélicos no Estado, errado. Esta foi um eleição que teve vários fatores que interferiram neste resultado, tantos boatos que foram espalhados e o povo capixaba numa grande maioria deu ouvidos a eles. Assim como também o fato de o ES ter uma representatividade muito pequena no cenário Nacional e quase não aparecer nas propagandas dos dois candidatos. Isto também são fatores que podem influenciar o resultado. Agora quanto ao fato disto influenciar o resultado de 2012 também é outra bobagem, porque cada eleição é uma história e em 2 anos muita coisa pode acontecer. Se o povo capixaba tivesse votado por questões de incentivo local teriam dado maior parte dos votos a candiata do PT, pois nos últimos 8 anos o estado cresceu muito mais do que em outros governos e o governo federal ajudou muito o ES.
Que a derrota foi apertada, isso nós sabemos que foi, mas o PT precisa encarar que isso é reflexo de uma má administração por parte do partido, principalmente na capital. Vitória está em frangalhos…obras que demoram um século para ficarem prontas, causando estragos diversos, contratos abusivos como é o caso da manutenção dos jardins da capital, garis entrando em greve pq a administração não pagou as empreiteiras, obras como o Centro Poliesportivo de Goiabeiras que não saem do papel e passarela da Ponte da Passagem que nunca termina.
Vitória é a capital do estado, é a vitrine do Estado. Muitas pessoas, ao votar, se espelham em nossa cidade e como a mesma está UM CAOS COMPLETO, o PT ainda acha que a derrota da Dilma não recai sobre a má administração do prefeito municipal? Fala sério…
Acho que o PT Capixaba deve começar a pensar em NOVOS NOMES se quiser chegar em algum lugar em 2012, pois a eleição para as cadeiras da Assembléia Legislativa demonstrou que nomes antigos como o de João Coser, Alexandre Passos, Iriny (teve uma boa votação, mas pelo tempo que está na área era para ter rendimento melhor),Claudio Vereza (que teve uma queda abrupta de votos – foram 33.726 VOTOS EM 2006 PARA 22.353 EM 2010 – ou seja, uma queda de 11.373 votos) estão desgastados perante a população.
Não gostaria que o PSDB voltasse a governar, acho o governo do PT mais participativo,no entanto, do jeito que tá, acho difícil o PT chegar a algum lugar….ou melhor,chegar as cadeiras do executivo dos municípios do Estado….