Tirando a venda

Finalmente saiu a versão atualizada do Atlas do Desenvolvimento Humano. A edição 2013 reúne 180 indicadores econômicos e sociais dos 5.565 municípios brasileiros. A capital capixaba ficou bem na foto, ocupando um honroso 4º lugar. O Atlas Brasil é uma importante ferramenta de avaliação da qualidade de vida nos municípios brasileiros, mas poderia ser também um instrumento de avaliação dos gestores públicos na última década.
 
Infelizmente, não é possível comparar os resultados de 2013 com a versão anterior (2003), porque a metodologia foi alterada. O mapa seria um dos principais instrumentos para avaliar os resultados reais dos 10 anos de administração do PT em Brasília, mas tal capacidade foi extirpada por uma alteração metodológica.
 
A postura faz lembrar de um antigo Ministro da Fazenda do regime militar, que mandava desconsiderar no cálculo da inflação os produtos cujos preços disparavam.

Mais renda, menos educação

No cálculo do IDHM, a educação passou a ter um peso menor que a edição 2003, cedendo espaço para a expectativa de vida e a renda per capta. Mas especialistas ouvidos pela coluna alertam: a expectativa de vida aumenta, de maneira geral, em todo o mundo. Ainda segundo os economistas ouvidos, a renda per capta, depois de dez anos, também não poderia regredir.
 
Mais médicos?

O Programa Mais Médicos para o Brasil encerrou seu primeiro mês de seleção com 4.657 médicos cadastrados até meia-noite deste domingo. Desse total, 3.891 possuem registro profissional válido no Brasil e 766 têm diplomas do exterior. Ou seja, o governo federal não conseguiu a adesão de profissionais em número suficiente para destinar um, apenas UM, médico para cada município brasileiro. Alguma coisa está errada na receita…
 
Mais protestos

Enquanto o governo insiste em sua política de saúde soviética, os médicos capixabas se organizam para uma paralisação geral, nesta quarta-feira. Mesmo dia em que os manifestantes do movimento “Não é por R$ 0,20” prometem novo protesto na capital capixaba.
 
Mais do mesmo

Uma operadora de telefonia celular convida para o lançamento da cobertura 4G no Espírito Santo. Mas, antes de lançar o 4G, não dava para fazer o 3G funcionar???